Imagem - Ocemg
Notícias

Multiplicadores do Programa de Educação Cooperativa participam de Encontro Estadual

02/04/2019
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Sensibilizar os educadores para o uso de ferramentas de comunicação e de práticas circulares no dia a dia escolar foi um dos objetivos do Encontro Estadual dos Educadores Multiplicadores do Programa de Educação Cooperativa (PEC), que reuniu 58 participantes na Casa do Cooperativismo Mineiro, no dia 28 de março.

O superintendente do Sescoop/MG, Alexandre Gatti Lages, abriu o evento agradecendo a presença dos representantes das secretarias de educação, cooperativas e os educadores pelo importante papel que cada um desempenha no Programa.

“Gostaria de enaltecer a participação de todos vocês que, desde 2006, vêm transformando a vida de milhares de crianças e adolescentes no Estado, e os resultados nos dão uma enorme motivação de continuar trabalhando e justifica o investimento do Sescoop/MG com esse projeto que transforma a vida das crianças e adolescentes, suas famílias e as comunidades onde elas estão inseridas. Continuem com essa persistência transformadora”, ressaltou o superintendente.

O evento também marcou o lançamento dos Cadernos de Atividades do quarto ao nono ano do ensino fundamental, bem como do Manual do programa, que serão utilizados ao longo do ano letivo auxiliando os educadores com textos e informações que ajudem no engajamento dos estudantes no mundo contemporâneo e do trabalho.

“Esse material contém informações que esperamos que vocês, educadores, desenvolvam ao longo do ano com os estudantes. Ele será um suporte para a formação de nossos educandos para que sejam pessoas de transformação naquele meio social que eles vivem. Nós, aqui do Sistema Ocemg, não realizamos nada sem vocês educadores, secretários e secretárias de educação e cooperativas parceiras. Muito obrigada pelo apoio. Reforçamos cada vez mais esse elo, essa atuação conjunta para o fortalecimento deste Programa”, ressaltou a Analista Fabiana Pereira durante a apresentação dos cadernos.

Já a gerente de Capacitação, Andréia Sayar, enfatizou a importância do Sescoop/MG e do trabalho realizado em parceria com as cooperativas e comunidades, focado na sustentabilidade dos municípios mineiros. “O Programa Educação Cooperativa possibilita a transformação do indivíduo, das relações, transforma o contexto de relacionamentos, e a gente espera que isso atinja positivamente todo o contexto de convívio social das crianças e adolescentes, educadores, famílias e da comunidade, e a cooperativa acaba sendo esse grande interlocutor para que esse programa seja valorizado e disseminado em suas comunidades”.

Sobre o PEC

Em 2018, O Programa de Educação Cooperativa alcançou mais de 18 mil estudantes, de 210 escolas, em 32 municípios. Ao todo, 2519 educadores se envolveram com o PEC no ano passado. Para este ano, sete cidades foram incluídas na iniciativa por meio do incentivo das cooperativas locais: Lavras (Sicoob Credigrande); Caratinga (Sicoob Credcooper); Santo Antônio do Monte (Sicoob Credimonte); Uberlândia (Sicoob Creditril); Divinópolis (Sicoob Divicred); Patos de Minas (Sicoob Credicopa); e Raul Soares (Sicoob União).

“Iniciamos o programa na Rede Municipal de Ensino no ano passado e, em 2019, contamos com a adesão de mais escolas, totalizando 820 alunos contemplados”, comentou a gestora das escolas rurais do Muriaé, Maria de Fátima Barbosa. Ela explicou que “o crescimento do PEC na cidade se deu pelo apoio do Sicoob Credisudeste, do Sistema Ocemg, e também devido ao impacto que ele gerou nas instituições de ensino e na comunidade. Notamos que houve uma mudança de comportamento nas relações interpessoais entre os professores, professores e alunos, aluno e comunidade, comunidade e escola e escola e Secretaria de Educação”.

Segundo o gerente de Comunicação e Marketing e Projetos de Extensão Cooperativista do Sicoob Credimonte, de Santo Antônio do Monte, João Henrique do Couto, a cidade acaba de entrar no projeto e a expectativa da cooperativa é torná-lo uma ação perene. “Há cerca de dois anos temos buscado um programa em que conseguíssemos abordar a cultura da cooperação com as crianças da região e vimos no PEC a união de dois benefícios: trabalhar, ao mesmo tempo, o empreendedorismo e o cooperativismo com esses jovens” disse.

Márcia Bernardes, secretária de Educação de Santo Antônio do Monte, explicou que, à princípio, o programa será aplicado em duas escolas, para alunos do quarto e quinto anos. Ela comenta que uma ótima opção para melhoria da educação na cidade tem sido a parceria com a cooperativa tanto para a organização de eventos e, principalmente, para a adoção do PEC.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg