Imagem - Ocemg
Notícias

Nova campanha do SomosCoop reforça potência do setor

29/04/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Lançada no dia 25 de abril, a divulgação acontece nas redes sociais, rádios e vídeos

 

O cooperativismo é um bom negócio, bora cooperar? Esse é o tema escolhido pelo Sistema OCB para a campanha de 2024 do SomosCoop. O mote da mobilização deste ano foi definido a partir da última pesquisa de imagem do setor encomendada pela Organização. Segundo o levantamento, realizado em todo o país, 54,8% dos brasileiros sabem que o cooperativismo é um modelo de negócio coletivo. Assim, para este ano, o foco é destacar que o setor vai além.

Embora o cooperativismo já seja reconhecido, ainda não é plenamente percebido por suas características de negócio e empreendedorismo. Por isso, a campanha, promovida com o objetivo de fortalecer o cooperativismo no Brasil, enfatiza o movimento como uma solução eficaz e um modelo de negócios que proporciona benefícios tangíveis para os brasileiros e suas comunidades. A proposta deste ano visa engajar o público com a mensagem central: o cooperativismo é uma aposta inteligente.

O cooperativismo está ganhando destaque não apenas por suas vantagens financeiras, mas também por sua abordagem inclusiva, acessível e sustentável. Ao abranger os principais ramos – agropecuário, crédito, saúde, trabalho, produção de bens e serviços, transporte e consumo -, ele se torna uma opção viável para diversos setores da sociedade.

A gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, enfatizou que a campanha vai além de simplesmente destacar os benefícios do cooperativismo. “Queremos demonstrar para um número cada vez maior de pessoas que o cooperativismo é um modelo de negócio vantajoso e, sem dúvida, uma excelente opção para todos. A cooperativa é um negócio onde todos saem ganhando”.

A divulgação da campanha, que foi lançada no dia 25 de abril, ocorre pela produção de vídeos, publicações nas redes sociais, ações com influenciadores e divulgação por meio de spots para rádios, estimulando também o engajamento e inspiração de pessoas para se envolverem com o cooperativismo, entenderem sua importância e seus benefícios para a sociedade.

 

Carimbo SomosCoop: uma marca forte dentro do cooperativismo

Uma das formas de fazer parte do movimento SomosCoop é adotar o uso do carimbo. O selo é uma marca de suma importância para o cooperativismo. Ele foi criado para ajudar a identificar os produtos e serviços que são de cooperativas, representando a união e a força desse movimento em todo o país.

O cooperativismo mineiro tem reconhecido e valorizado a importância do carimbo SomosCoop. “Nossas coops vem demonstrando compromisso nesse sentido, compreendendo que ele representa não apenas uma marca, mas sim todo um movimento de união, solidariedade e prosperidade compartilhada”, explica Juliana Gomes de Carvalho, gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg. “Por meio do SomosCoop, as cooperativas mineiras fortalecem sua presença no mercado, destacando-se como agentes de transformação e desenvolvimento em suas comunidades”. Em 2023, Minas Gerais ficou em 2° lugar no ranking das cooperativas brasileiras que mais usam o carimbo SomosCoop.

Na Engecoop-MG, cooperativa de engenharia e agronomia, o selo SomosCoop está presente em todos os detalhes, desde publicações no site e redes sociais da entidade, até na papelaria e correspondências. “O selo é um símbolo do cooperativismo e demonstra que estamos integrados nesse sistema. Ele nos certifica como cooperativa e organização deste setor”, explica Júnia Márcia Bueno Neves, presidente da cooperativa.

Para Júnia, o selo SomosCoop melhora a percepção das pessoas em relação à cooperativa. “Na Engecoop, precisamos promover com mais vigor o setor em que estamos inseridos. Então, temos um trabalho árduo, e usar o selo que grandes cooperativas utilizam nos aproxima gradualmente do mesmo nível”, acrescenta. “Isso atrai reconhecimento, pois demonstra que estamos integrados a um setor cujo trabalho é sério e responsável”.

A Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig) também adota o selo SomosCoop e fomenta o uso por suas cooperativas afiliadas. Para o presidente do Conselho Administrativo da cooperativa, Marco Valério Brito, isso representa um padrão de excelência e responsabilidade social. “Ao adquirir produtos com este selo, os consumidores não estão apenas comprando mercadorias de qualidade, mas também estão apoiando uma causa maior: fortalecer o cooperativismo e valorizar o trabalho coletivo”.

Ele acrescenta que a cooperativa está cada vez mais engajada com o movimento SomosCoop. “O selo é uma forma tangível de demonstrar o compromisso das nossas cooperativas com os valores do cooperativismo, contribuindo para torná-lo reconhecido e respeitado em nossa sociedade”, acrescenta. “Além da diferenciação de produtos no mercado, ele promove a conscientização sobre os benefícios do cooperativismo e inspira outras comunidades a adotarem modelos de negócio mais inclusivos e colaborativos”.

Confira o vídeo da campanha abaixo:

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg