Imagem - Ocemg
Notícias

Nova parceria à vista entre cooperativas e o governo de Minas Gerais

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Sistema Ocemg participa de reunião sobre projeto que integra produção de energia solar à produção agropecuária

 

Minas Gerais irá implementar o primeiro grande projeto de energia agrovoltaica do Brasil nos campos experimentais da Empresa de Pesquisa de Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), nas regiões Norte e Central do Estado. A proposta une a produção da agricultura e da pecuária com a geração de energia solar em um único local, otimizando o uso da terra.

Inicialmente, serão realizados testes com cultivos agrícolas variados, como morango, abacaxi, melão e feijão, com o objetivo de desenvolver tecnologias adequadas para os diferentes tipos de clima e de solo. A expectativa é que a ação se torne uma referência em Minas Gerais e possa ser aplicada por produtores de diversas regiões do Estado, incluindo, é claro, nossos cooperados.

No final de agosto, durante uma reunião na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o Governo de Minas apresentou a proposta a entidades parceiras, e o Sistema Ocemg foi um dos convidados.

“A utilização de energia solar desempenha um papel importante nas cooperativas do agronegócio, trazendo vantagens como a redução de custos, sustentabilidade e a conquista da independência energética”, explica o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Essa ação sustentável do coop será ainda mais significativa se pudermos produzir energia e alimentos na mesma área, desenvolvendo as duas atividades em conjunto, contribuindo para a geração e incremento da renda de produtores.”

 

MINASCOOP ENERGIA

Desde 2020, a Casa do Cooperativismo Mineiro coordena o MinasCoop Energia, programa que incentiva as cooperativas a construírem usinas fotovoltaicas para a autogeração de energia em suas unidades, com a doação de parte da produção a instituições filantrópicas mineiras. O governo do Estado é um importante parceiro do programa.

“As usinas que fazem parte do MinasCoop Energia, independentemente do ramo em que as cooperativas atuam, têm sido instaladas no ambiente rural em sua grande maioria. Quem sabe seja possível adaptar o nosso programa para este novo projeto, a fim de não perdermos o espaço físico do solo. É uma questão muito relevante. Já estamos pensando em reorientar, a partir das instruções técnicas, para que as cooperativas possam considerar essa possibilidade”, ressaltou o assessor Institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, que esteve na reunião acompanhado do analista Lucas Lage.

O   diretor técnico da Epamig, Trazilbo de Paula, destacou os trabalhos fomentados no cooperativismo pelo Sistema Ocemg, para a implantação da energia fotovoltaica no campo. “Há um potencial enorme de interação com os novos projetos da Epamig em sistemas agrovoltaicos. Temos a expectativa que essa interação vai contribuir grandemente para a transferência dos resultados que serão obtidos nas unidades piloto da Epamig no Norte e Centro-Oeste de Minas”.

Os números alcançados pelo Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro, o MinasCoop Energia, são significativos. Até o momento, o programa conta com a adesão de 23 cooperativas e 47 usinas em atividade. Com um investimento aproximado de R$ 30,1 milhões, além dos benefícios ao meio ambiente, a ação criou cerca de 500 postos de trabalho em 31 cidades de Minas. A partir da produção de energia solar, 27 entidades sem fins lucrativos são beneficiadas, impactando a vida de 3,9 milhões de pessoas anualmente.

Em 2022, o programa ganhou destaque internacional quando foi apresentado na COP 27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada no Egito.

 

SEMINÁRIO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Tendo em vista a atualidade e a importância da discussão do tema em todo o mundo, o Sistema Ocemg realizou na última terça-feira (5), em Belo Horizonte, o Seminário de Energias Renováveis.

O evento teve como objetivo apresentar um panorama e as perspectivas sobre a utilização de energias renováveis no Brasil e no exterior. A programação contou com a apresentação de cases de sucesso por especialistas da área, discussões e ações relacionadas à produção de energia limpa, a fim de incentivar as cooperativas mineiras a aderirem ao sistema que traz ganhos econômicos, ambientais e sociais.

 

Financiamento público

O projeto de geração de energia fotovoltaica que está sendo desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais tem a consultoria de pesquisadores do Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems, com sede na Alemanha, e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com o apoio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg