Imagem - Ocemg
Notícias

Nova presidente do Cecoop quer fortalecer ações do cooperativismo

18/07/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Nesta segunda-feira (17/07), a primeira reunião do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop) em 2023, realizada na sede do Sistema Ocemg, teve como pautas a apresentação da nova Presidência e da Secretaria Executiva do Conselho, além da alteração do decreto 46.820, de 17 de agosto de 2015, que dispõe sobre a periodicidade das reuniões da entidade. O diretor técnico do Sebrae/MG, Douglas Cabido, presidiu o Cecoop desde 2020 e transmite o cargo para Kathleen Garcia Nascimento, secretária-adjunta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sede).

O encontro contou com a presença de vários integrantes do governo estadual e de representantes de órgãos do cooperativismo. O Cecoop é um órgão normativo, consultivo e deliberativo, subordinado à Sede, órgão responsável por formular as políticas públicas a serem adotadas pelo Estado para estimular o desenvolvimento das cooperativas. O Sistema Ocemg é um dos 18 membros que integram o Cecoop.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou a importância da gestão de Douglas Cabido à frente do Cecoop. “Com o Cabido, foi implantado um regime de rapidez na resolução das questões. Nem sempre as coisas foram tão fáceis, mas com ele na presidência do conselho, os processos se tornaram mais ágeis. Agora, ele é o nosso iceberg do cooperativismo no Sebrae”, disse ele.

Para Douglas Cabido, a retomada do Cecoop, a partir de 2020, representou uma vitória. “Foi muito importante ter de volta essa representação do cooperativismo. Conseguimos avançar graças ao Conselho e às pessoas que estão aqui. Temos um legado de pessoas comprometidas com esse propósito, e não tenho dúvidas de que o Conselho estará em ótimas mãos com a Kathleen na Presidência”, afirmou.

Emprego e renda

A nova presidente do Cecoop agradeceu a oportunidade de presidir o conselho e declarou estar muito honrada com o convite e feliz com os desafios que terá pela frente. “Sabemos do nível de exigência do Sistema Ocemg, nosso anfitrião deste encontro, e de todos os integrantes do Conselho. Considero que o nosso papel agora é olhar para o futuro, ver o que ainda temos pra conquistar, transformar em um bom plano de trabalho, para trazer bons resultados. Espero que possamos fortalecer ainda mais essa representação, que já é tão importante no Estado, gerando mais emprego e renda, que é o grande objetivo do governo de Minas Gerais”, disse Kathleen Garcia Nascimento.

O propósito de fomentar o cooperativismo e o associativismo para gerar novas oportunidades também foi ressaltado pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Pitta. “Temos muito a cooperar, para estimular a geração de emprego e renda. Na Sede, nós estaremos desenvolvendo programas e ações focadas nesse objetivo. Espero aprender com vocês.”

Ferramenta do agronegócio

O Superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gilson de Assis Sales, reforçou a importância do cooperativismo como ferramenta do agronegócio, para alavancar o PIB de Minas Gerais e do país, destacando as ações no auxílio à população de baixa renda. “A inclusão produtiva também tem um papel fundamental para ajudar a população em situação de vulnerabilidade. O cooperativismo é parte fundamental nesses projetos, como forma de buscar a inclusão produtiva real”, disse.

Com a alteração do decreto nº 46.820, o plenário do Conselho Estadual de Cooperativismo passará a se reunir em periodicidade trimestral, e não mais a cada dois meses, como acontecia anteriormente. A resolução foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes. A próxima reunião do Cecoop está agendada para outubro deste ano.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg