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Novidades lançadas pelo Sistema no ambiente digital

18/08/2020
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Nos últimos meses o Sistema Ocemg reposicionou suas atividades no ambiente digital, realizando cursos, programas de alta performance, palestras, eventos, webinars, visitas técnicas e ações de acompanhamento para as cooperativas.

Como explica a Gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, a entidade “já tinha no radar a oferta de programas de capacitação em meio digital. É uma demanda antiga das próprias cooperativas, principalmente, considerando o tamanho do Estado de Minas Gerais. Tivemos que buscar alternativas para continuar ofertando o que as cooperativas precisam, de uma forma eficiente e dentro do que elas já têm costume de receber presencialmente, mas também com conteúdo e modelagens novas”, ressalta a gerente. Segundo ela, a educação digital possibilita a participação de mais pessoas e também daqueles que estão localizados em cidades que ficam distantes de Belo Horizonte, onde fica sediada a Casa do Cooperativismo Mineiro, ou mesmo dos municípios pólo de cada região.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, complementa que a qualidade dos programas e iniciativas disponibilizadas para as cooperativas é a mesma tanto em ambiente presencial quanto online. “A capacitação e a formação profissional do público cooperativista é nossa prioridade, independente do meio utilizado. O que fizemos foi adaptar a linguagem, o meio de interação e o formato dos conteúdos de forma a seguir munindo dirigentes, cooperados e colaboradores das cooperativas mineiras com ferramentas para a melhoria contínua da gestão e dos processos cotidianos, fomentando o crescimento do setor”, frisa Scucato.

“A pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade de acelerar muitos processos que já estavam no nosso radar. As Unidades que se organizaram para liberar conteúdos digitais variados mostraram, novamente, a capacidade do nosso movimento em dar as respostas mais adequadas às necessidades das cooperativas. Se por um lado a pandemia nos fez inovar em muitos processos, por outro, nos deu a certeza de que o nosso foco deve continuar o mesmo: promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras”, ressalta a gerente do Sescoop Nacional, Karla Oliveira.

A programação de cursos e iniciativas digitais do Sistema Ocemg estão disponíveis aqui. Desde o início da pandemia, cerca de 19.580 pessoas já realizaram alguma atividade de capacitação ou formação pela entidade no ambiente virtual.

Plataforma Digital

Entre as iniciativas adaptadas para a nova realidade, está o Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), promovido em parceria com a FDC. As aulas retornaram em julho, com uma turma de 34 participantes, que, desde fevereiro, integram a iniciativa. No formato online, o programa é realizado em dois dias seguidos, com quatro horas de duração, abordando temas como: Gestão da Mudança; Orientação para Mercados; Inovação em Modelos de Negócios; Governança Corporativa em Cooperativas; Finanças e Gestão de Risco Financeiro; Gestão de Riscos do Negócio; Gestão Estratégica de Pessoas; e Sustentabilidade e Prosperidade, que serão trabalhados até novembro de 2020.

De acordo com o Carlos Eduardo Borges, Gerente de Desenvolvimento de Empresas da FDC, “estamos retomando o programa neste cenário tão desafiador, mas é nos momentos de crise que somos mais fortes. E a educação nunca mais será a mesma, ela já vinha passando por reestruturações, e programas híbridos, digital e presencial, farão parte do cotidiano”.

Também adaptados para a plataforma digital, os Programas de Desenvolvimento de Conselheiro de Cooperativas dos Ramos – Agropecuário, Crédito e Saúde foram retomados em 3 de agosto. Os Prodecoops são realizados com a chancela educacional da Fundação Dom Cabral (FDC), sendo um programa que contempla a atualização das competências dos conselheiros cooperativistas, abordando assuntos atuais de cada setor.

Mentorias e visitas

O Sistema Ocemg também está promovendo mentorias individuais por ramo e mentorias em grupo, além de visitas e outras ações priorizando o contato contínuo com a base. Como exemplo, a Semana do Preenchimento, enquadrada nas mentorias em grupo, atendeu 75 cooperativas com objetivo de orientá-las para o preenchimento da ferramenta do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Até o final do ano, o projeto tem a expectativa de atender 100 cooperativas. No caso do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA), em junho, foram realizados encontros online para tratar do cenário econômico, estratégias financeiras e dar a devolutiva dos balanços das cooperativas dos ramos Agro – de café e leite –, bem como transporte. Ao todo, 58 cooperativas foram atendidas, por meio de 274 balanços inseridos no GDA.

Já as mentorias individuais englobam o projeto Incoop, que foi adaptado para o modelo remoto para levar orientações de aprimoramento dos processos de gestão e governança das cooperativas, embasadas nas melhorias apontadas nos relatórios do prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Na proposta, os mentores analisam, em conjunto com a cooperativa, os principais pontos (práticas, processos, resultados) que podem ser aperfeiçoados, visando a melhoria dos processos de governança e de gestão, sugerindo práticas a serem implementadas.

A mentoria para o Crédito será retomada na segunda quinzena de agosto junto às cooperativas. Os encontros são mediados pela economista Rita Mundim, com consultorias financeiras e de gestão, em consonância com os planejamentos estratégicos de cada cooperativa filiada ao Sicoob Central Crediminas e ao Sicoob Central Cecremge.

Complementando o trabalho, o Sistema Ocemg já realizou 90 visitas virtuais do PDGC, em 34 cooperativas. No GDA, 45 cooperativas receberam mentorias. Foram elaborados também 14 boletins técnicos segmentados por ramo, com informações atuais e relevantes para o negócio cooperativo.

Para a gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Vitória Drumond, trata-se de “um novo formato de prestação de serviços para as cooperativas. Ganhamos em agilidade, porque o técnico não precisa se deslocar até o município, e em capilaridade, já que conseguimos anteder cooperativas em diferentes cantos do Estado de um dia para o outro. Porém, o digital não vai substituir as ações presenciais, elas continuarão existindo, mas atreladas ao trabalho remoto”.

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