Imagem - Ocemg
Notícias

Novos cursos do Sistema abordam temáticas de desenvolvimento sustentável

29/09/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O engajamento e atuação das cooperativas tem contribuído fortemente para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente nas atividades cotidianas em prol das comunidades do seu entorno, considerando ainda as ações realizadas há 11 anos no Dia de Cooperar (Dia C).

Para fomentar o protagonismo das cooperativas mineiras e a assertividade nesse contexto, de forma sustentável, o Sistema Ocemg vem investindo em cursos, oficinas e ações transversais para as cooperativas do Estado, com soluções de qualificação e direcionamento para o alcance das metas dos ODS até 2030.

Como novidade, no próximo mês, a entidade passa a incluir em seu portfólio dois cursos com temáticas voltadas exatamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para o conceito de Capitalismo Consciente. Os temas abordados vão ao encontro das ações que as principais empresas e organizações do mundo têm adotado nos últimos anos com foco no desenvolvimento pautado pela sustentabilidade.

A primeira iniciativa será a oficina Cooperativas com Vistas aos ODS – da Teoria à Prática. O objetivo é desenvolver nos participantes competências que permitam a implantação e a execução de programas socioambientais com resultados positivos para suas cooperativas e comunidades. Os encontros serão realizados nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro, das 8h30 às 11h30, em ambiente digital, para gestores de cooperativas responsáveis por iniciativas e estratégias organizacionais de promoção da sustentabilidade. Para se inscrever, os interessados podem acessar a agenda de cursos deste portal e confirmar participação. A oficina será conduzida pelo o professor e economista Rafael Trello, que tem vasta experiência na área de sustentabilidade corporativa, implementação e gestão de sustentabilidade.

O segundo curso será sobre Capitalismo Consciente: Associando Impacto Social e Resultado Financeiro, com dois módulos que serão ministrados em novembro, sendo o primeiro no dia 10, na modalidade online. O foco do treinamento é apresentar o contexto atual dos negócios no Brasil e no mundo, bem como a abordagem do Capitalismo Consciente e seus pilares na construção de negócios que gerem impacto positivo para a sociedade, por meio de ferramentas e instrumentos de aplicação no dia a dia das cooperativas.

A instrutora do curso será Francine Pena Póvoa, embaixadora do Capitalismo Consciente Brasil, mestre em Administração de Empresas com foco em governança de empresas familiares. As inscrições serão disponibilizadas em breve na agenda de Cursos deste portal.

Para a analista de promoção social do Sistema Ocemg, Rouzeny Zacarias, as inovações e agilidade das mudanças tecnológicas vem impulsionando grandes e pequenas empresas no contexto da sustentabilidade, e considerando que o cooperativismo tem em seu DNA fazer mais pelo meio ambiente, pessoas, comunidades, o Sistema oferecerá mais aporte de conhecimento para criação e aperfeiçoamento de projetos de sustentabilidade e desenvolvimento local.

“Nos últimos tempos grandes mudanças tecnológicas, ambientais, geopolíticas e socioeconômicas vêm transformando as expectativas da sociedade e o contexto das empresas e cooperativas, impulsionando uma reflexão do real propósito dos negócios e como podem impactar positivamente a sociedade. Essas mudanças tornaram as considerações ambientais, sociais e de governança (ESG) conhecidas como estratégicas para a realização do objetivo maior das empresas e cooperativas, que é a criação sustentável de valor. E agora, mais do que nunca, empresas e lideranças de negócios tem uma oportunidade única, a de construir negócios melhores para uma sociedade melhor”.

“A sustentabilidade há muito deixou de ser vista como uma pauta facultativa ou um conjunto de iniciativas de caridade ou filantropia realizadas pelas organizações somente para ‘ficarem bem na foto’. As maiores e melhores organizações do Planeta trazem o desenvolvimento sustentável como tema estratégico, tratado no nível da governança, como forma de garantir a saúde integral, não só do empreendimento, mas, também, do seu entorno, uma vez que um ambiente onde as condições econômicas, social e ambiental são essenciais para propiciar maior segurança para o desenvolvimento de negócios e o aumento do desempenho organizacional. Daí a importância do Sistema Ocemg investir em programas voltados ao desenvolvimento de competências de sustentabilidade para as lideranças cooperativistas mineiras.”

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg