Imagem - Ocemg
Notícias

Núcleo Gestor de APLs apresenta proposta de resolução para aprovações de novos arranjos produtivos no Estado

25/05/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Núcleo Gestor de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais (NGAPL/MG), do qual o Sistema Ocemg é membro, finalizou e entregou aos representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) proposta de nova resolução, que irá definir a forma de atuação para as aprovações de APLs em Minas Gerais.

No dia 22 de maio, o grupo se reuniu na sede da Fiemg para a elaboração da proposição que engloba, por exemplo, os critérios para avaliar e definir os APLs e como se dará a atuação do Núcleo nesse processo de aprovação. O próximo passo é a validação e a publicação, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar.

Os APLs são aglomerações de empreendimentos que estão localizados em um mesmo território, apresentam uma especialização produtiva e algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais. De acordo com a Agência Minas, o Estado tem hoje cerca de 50 APLs, presentes em 243 municípios e reunindo 32 mil empresas que geram 144 mil empregos diretos.

O NGAPL/MG é formado por representantes de órgãos e instituições públicas e privadas, executoras de projetos e ações que promovem o fortalecimento das cadeias e dos arranjos produtivos locais de Minas Gerais.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg