No dia 4 de outubro, o Sistema OCB realizou a formatura dos participantes da 2ª edição do Programa Somos Líderes. A iniciativa, criada em 2019, é voltada para jovens entre 21 e 35 anos, que sejam cooperados ou empregados de cooperativa há pelo menos um ano e que tenham, no mínimo, curso de graduação completo em qualquer área ou estejam cursando o último período. O foco da Unidade Nacional com o Somos Líderes é reforçar seu compromisso em contribuir com a renovação do sistema cooperativista nacional, apresentando um projeto voltado especificamente para a formação de novas lideranças para o segmento.
O programa teve início em abril e finalização em novembro deste ano. Ao todo, foram 1.707 inscritos de todas as regiões do país, sendo selecionados 70 jovens. Minas Gerais se destacou como o Estado com maior percentual de candidatos inscritos (40,36% do total) e selecionados/aprovados (37,14% do total).
Na solenidade de encerramento do Somos Líderes, a gerente de Desenvolvimento Humano em Cooperativas do Sescoop Nacional, Geâne Ferreira, frisou que os formandos percorreram uma rica jornada de aprendizado com muitas horas dedicadas aos cursos, lives, webinars, mentorias, fóruns e webséries. “Foi uma grande alegria acompanhar o crescimento desta turma, que se mostrou tão madura e com sede de mudar o mundo”, completou.
“Não vamos chamar o Somos Líderes de capacitação ou formação, ele é um despertar, visto que a intenção é que vocês despertem, cada vez mais, esse aspecto do nosso negócio cooperativo. Do negócio que trabalhamos e utilizamos, mas também da ideia que está por trás dele. E me ajudem, assim como a todas as lideranças, a expandir isso nas comunidades onde vocês estão, nas atividades econômicas que praticam, ajudando a difundir o cooperativismo”, ressaltou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a abertura do evento.
O vice-presidente do Sistema Ocemg e presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, também foi convidado a falar aos presentes. Ele frisou que para se tornar uma boa liderança é fundamental aprender, estudar e colocar a mão na massa. “Ninguém nasce líder, as pessoas aprendem a ser líderes. Por isso temos um curso com este foco como o Somos Líderes”, comentou.
O evento contou ainda com uma palestra com o consultor e ator Ricardo Vandré, que falou sobre propósito. Segundo ele, “o futuro nos propõe algumas quebras de paradigmas e estamos aqui para aprender para toda a vida. Evoluir é um chamado da alma”. Vandré frisou muito a importância de valorizar a pessoa como um ser único, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, afinal, cada um traz suas experiências de vida para solucionar as questões cotidianas ou propor novas ideias no ambiente de trabalho e o líder deve valorizar isso em cada colaborador.
A programação da solenidade contemplou uma apresentação, feita pelos sete oradores da turma de um manifesto, um documento elaborado pelos próprios jovens, que representou o sentimento, os princípios e as intenções do grupo para o futuro.
Finalizando o evento, a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, desejou aos formandos ‘que levem leveza, a jovialidade, a paixão, o orgulho e a vontade de viver e de fazer a diferença para a vida, para o negócio e para a cooperativa de vocês”. E propôs um brinde aos formandos e ao ex-superintendente da OCB, Renato Nobile.