O Sistema OCB disponibilizou, recentemente, em seu portal publicação sobre Cooperativismo, Agricultura Familiar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A obra foi produzida em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Centro de Referência em Empreendedorismo e Cooperativismo para o Desenvolvimento Sustentável (Crec), Sescoop Nacional e OCB, por meio de um projeto financiado pela chamada CNPq/Sescoop nº 01/2018, em grandes centros urbanos, a partir de casos no Estado de Minas Gerais.
No material é possível encontrar tópicos como a importância do cooperativismo para a agricultura familiar e a consolidação de uma rede de parcerias para a execução do PNAE, além de questões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na apresentação da publicação, disponível para download gratuito, a Unidade Nacional ressalta que “o ano de 2021 começou com um cenário de muitas incertezas trazidas pela pandemia da Covid-19 e marca o início de novas gestões públicas municipais. Independente do município, os poderes executivo e legislativo precisarão estar atentos às situações de vulnerabilidades socioeconômicas, insegurança alimentar e fome, intensificadas pelas crises decorrentes da pandemia. As alterações nas dinâmicas de abastecimento alimentar exigem, mais do que nunca, atenção direta à produção local de alimentos e seu escoamento”.
O livro tem o intuito de subsidiar os poderes públicos em nível municipal, munindo-os de questões para a construção de uma agenda pública com vistas no desenvolvimento sustentável, articulando a agricultura familiar, o cooperativismo e o PNAE.