Imagem - Ocemg
Notícias

Ocemg apresenta resultados de 2023 em AGO

22/04/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Contas da Organização foram aprovadas por unanimidade

 

Foram aprovadas, por unanimidade, as contas apresentadas pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais – Ocemg, durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no último dia 18, na Casa do Cooperativismo Mineiro. Na ocasião, também foram divulgados os números referentes às ações de educação, monitoramento e apoio às cooperativas, além das atividades de representação e incentivo social do Sistema Ocemg.

Com a participação de 48 presidentes de cooperativas de Minas Gerais, além de gestores, e membros dos Conselhos Administrativo, Fiscal e de Ética da entidade, a AGO apresentou os resultados do ano de 2023, destacando o compromisso com o fortalecimento e promoção do setor no Estado.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou que o cooperativismo em Minas Gerais está em progresso. Ele ressaltou a importância da participação das cooperativas nas ações e projetos do Sistema Ocemg para a manutenção desse avanço. “Contribuímos significativamente para o cooperativismo nacional. Nossos números são exemplares e podem ser ainda melhores com uma união mais sólida do setor.”

Entre as iniciativas, Scucato destaca o Dia de Cooperar, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e, principalmente, o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, que oferece uma visão completa do crescimento do setor em Minas Gerais. “Se todas as cooperativas fornecerem seus dados para o anuário, teremos informações mais próximas da nossa realidade”, explica. “É importante destacar que nossos resultados são concretos, não apenas aparentes. Agora, devemos olhar para frente e trabalhar em benefício das pessoas, gente cuidando de gente”.

 

Ações

A programação da Assembleia também contemplou a apresentação feita pelo superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, com dados significativos sobre as atividades realizadas pela Organização no ano anterior. “A cada ano que passa, os números mostram os motivos do cooperativismo mineiro ser destaque no Brasil. O avanço e a participação forte de cada cooperativa fazem a diferença nos resultados”.

O Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (Formacoop) teve três turmas presenciais, com um total de 102 participantes representando 27 cooperativas. O índice de satisfação foi de 94%. As três turmas virtuais do Formacoop reuniram 95 participantes de 45 cooperativas, com uma satisfação de 92%.

Já o Programa de Desenvolvimento Estratégico das Cooperativas (Prodecoop) foi oferecido em três divisões. No ramo saúde, participaram 32 pessoas de 11 cooperativas, com 91% de satisfação. No ramo crédito, foram 34 participantes de 22 cooperativas, com 97% de satisfação. E na categoria “outros ramos”, 35 participantes de 23 cooperativas com 94% de satisfação.

O Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop) contou com a participação de 38 pessoas de 36 cooperativas e alcançou um índice de satisfação de 96%. O superintendente também ressaltou os encontros profissionais promovidos pelo Sistema Ocemg. O Encontro de Gestão de Pessoas teve a participação de 81 colaboradores de 42 cooperativas. Já o de Tecnologia da Informação contou com 94 participantes de 48 entidades. O Encontro de Comunicação reuniu 83 participantes de 49 coops. O de Contabilidade teve 122 participantes de 67 instituições. No Encontro Jurídico, participaram 94 pessoas de 57 cooperativas, e o de Prestadores de Serviço contou com 50 participantes.

Gatti também divulgou os números do ciclo de palestras promovido pelo Sistema Ocemg em 2023. Foram realizadas 162 turmas, com a participação de mais de 14 mil pessoas de 98 cooperativas e um índice de satisfação de 95%. Os cursos de Gestão e Educação Cooperativista tiveram 84 turmas, com 2.991 participantes de 221 cooperativas e uma satisfação de 89%. Os cursos virtuais da plataforma CapacitaCoop contaram com a participação de mais de 4 mil colaboradores de 281 cooperativas, abrangendo 211 títulos diferentes.

 

Relatório

No total, 724 cooperativas foram atendidas por pelo menos uma ação do Sistema Ocemg. O IPA (Instruções Práticas Assistidas) beneficiou 96 cooperativas no ano passado. O Programa Desempenho teve a participação de 400 cooperativas. O Sistema Ocemg realizou 518 visitas técnicas em 2023. O programa Intercooperação na Prática contou com a participação de 98 cooperativas, e 415 concluíram o PDGC. Como resultado, 35 cooperativas foram premiadas no Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão em 2023, e 107 receberam o selo SomosCoop Excelência em Gestão no final do ano.

Destacam-se também os números do Dia de Cooperar, que evidenciam o compromisso social do cooperativismo mineiro. De 2009 a 2023, Minas Gerais contou com a participação de mais de 505 mil voluntários em projetos que beneficiaram mais de 14 milhões de pessoas em todo o estado. No Coopsportes, evento que completa 20 anos em 2024, já foram arrecadadas mais de 20 toneladas de alimentos doados a diversas instituições sociais.

O Coop Encena, que também completa duas décadas, já arrecadou mais de 14 mil kg de alimentos e beneficiou 371 instituições. A Corrida da Cooperação, que reuniu 6 mil atletas de todo o Estado, arrecadou alimentos que beneficiaram 14 instituições, totalizando 12 toneladas somente no ano passado.

Os dados de ações promovidas pela Unidade Estadual estão no Relatório de Atividades de 2023, enviado para todas as cooperativas e disponível também no site.

 

Visão de quem coopera

A Assembleia Geral Ordinária é uma reunião anual, que desempenha um papel fundamental no cooperativismo ao promover a participação ativa e democrática. É nesse espaço que são discutidas e decididas questões estratégicas, como a prestação de contas e aprovação de balanços, por exemplo. Essa prática reforça os valores cooperativistas de igualdade, transparência e responsabilidade, garantindo que os interesses do setor sejam priorizados.

Na opinião do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credisudeste, Ricardo Ferreira, a AGO proporciona uma lisura fundamental para o coop. “A clareza do Sistema Ocemg fortalece e solidifica o cooperativismo, como podemos observar nos números crescentes apresentados”, afirma. “Nas capacitações, é evidente que a Organização se dedica às cooperativas, do dirigente aos colaboradores. Afinal, é por meio do conhecimento que aprimoramos a nossa atuação”.

O diretor da Unimed Belo Horizonte, Garibalde Mortoza Júnior, também destaca a atenção com as cooperativas por parte do Sistema Ocemg, permitindo que elas cumpram seu papel principal de cuidar das pessoas. “Quem acompanha de perto, percebe o cuidado meticuloso com que o trabalho é realizado, buscando valorizar cada colaborador. Isso é evidente na capacitação dos dirigentes das cooperativas, visando melhorar todos os aspectos, especialmente a gestão”.

Para o presidente da CCPR, Marcelo Candiotto, os marcos significativos alcançados refletem o rigor e a dedicação do trabalho do Sistema Ocemg. “A aprovação das contas vai além de um procedimento formal; é uma demonstração de transparência e comprometimento com a excelência”, afirma. “A força do Sistema Ocemg se manifesta pela contribuição ao cooperativismo mineiro, seja em capacitação, formação, desenvolvimento do cooperativismo ou defesa de nosso negócio”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg