A 31ª edição da Assembleia do Fórum Permanente Mineiro de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), realizada no dia 3 de julho, abordou decisões relevantes para o fomento do setor em Minas. O Sistema Ocemg é membro do Conselho Deliberativo do órgão, tendo como titular o assessor institucional da entidade, Geraldo Magela.
O resultado das políticas públicas atuais desenvolvidas pelo Estado em apoio às micro e pequenas empresas foi uma das pautas da assembleia, como a alocação de recursos para financiamento da ordem de R$ 166 bilhões pelo BDMG, em 2022. Além disso, foi deliberado o reestabelecimento dos Comitês Técnicos do Fórum, que ficaram assim definidos: CT1 – Comitê Temático de Racionalização Legal e Burocrática; CT2 – Comitê Temático de Acesso a Mercados; CT3 – Comitê Temático de Tecnologia, Inovação e Logística; CT4 – Comitê Temático de Investimento, Financiamento e Crédito; CT5 – Comitê Temático de Formação e Capacitação Empreendedora; CT6 – Comitê Temático do Microempreendedor Individual.
O Sistema Ocemg ficou responsável pela coordenação do CT4 – Comitê Temático de Investimento, Financiamento e Crédito. Como explica Magela, a coordenação de cada Comitê Temático está a cargo de uma entidade de classe produtiva que integra o Conselho Deliberativo do Fopemimpe. O CT4 terá a incumbência de tratar a respeito de proposições que visem a melhoria e ampliação dos investimentos, financiamentos e volume de crédito direcionado para apoiar as micro e pequenas empresas, incluindo cooperativas de pequeno porte, assim contribuindo para a melhoraria do ambiente de negócios no Estado.
“E o cooperativismo tem uma posição de destaque no debate sobre essas políticas, principalmente pela força das cooperativas financeiras na operacionalização das linhas de crédito para movimentar micro e pequenos empreendedores em todo o Estado”, destaca o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, sobre a participação institucional do setor no Fopemimpe.