Uma das frentes de atuação da Ocemg que vem sendo impulsionada, ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento, diz respeito às relações institucionais. Um direcionamento que consiste na interlocução direta da organização com as cooperativas e interface junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como junto a órgãos públicos e privados de Minas e do Brasil em prol do setor. Ao longo das cinco décadas da entidade esse trabalho foi se desenvolvendo, tornando-se cada vez mais consistente.
Nos últimos anos, as atividades de Relações Institucionais da Ocemg se solidificaram, tendo inclusive, uma gerência dedicada a essas atividades, com foco no trabalho de levantamento, apresentação e acompanhamento de pautas expostas pelas e para cooperativas mineiras.
A organização representa as demandas do segmento levando-as aos poderes executivo e legislativo em âmbito federal, estadual e municipal. Hoje, a Ocemg possui assento em mais de 50 órgãos públicos e privados, participando em todas as instâncias possíveis em prol da defesa do setor.
Essa proximidade junto aos poderes traz resultados positivos e cria uma relação direta junto aos representantes da sociedade. O deputado federal Domingo Sávio, vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo Brasileiro (Frecoop), parabenizou a Ocemg pelos 50 anos e comentou que a organização tem uma característica positiva, por ser uma entidade que interage com todos os setores e se preocupa não apenas com o cooperativismo, mas com os mineiros em geral.
Já o vereador Maninho Félix, presidente da Frencoop-BH, elogia a longevidade da organização e frisa que considera “o cooperativismo uma força resiliente, capaz de sobreviver a crises políticas e econômicas. Um setor inovador, agregador e fundamental para o desenvolvimento econômico e social do nosso país”.
O presidente da Frencoop-MG, deputado estadual Antônio Carlos Arantes, complementou que a Ocemg mostra, ao longo dos anos, seriedade, dinamismo, confiabilidade e respeito. Para ele, o cooperativismo é o modelo que faz a diferença na vida das pessoas e tem mudado a vida dos mineiros e brasileiros.