Imagem - Ocemg
Notícias

ONU e OCB assinam convênio para convergir ações das cooperativas à agenda 2030

26/06/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Sustentabilidade é palavra de ordem em todas as cooperativas brasileiras. Por princípio, elas buscam crescer de forma sustentável, igualitária e inclusiva, apoiando o desenvolvimento das comunidades de atuação. Se, há alguns anos, esse conceito era relacionado apenas à área ambiental, hoje ele perpassa todos os ramos da economia. Na verdade, a sustentabilidade desde 2015 deixou de ser um objetivo quase abstrato para se transformar em meta mundial, com prazos e diretrizes definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). E estas diretrizes desde então são chamadas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 medidas que buscam nortear as ações públicas e privadas de todos os países-membros até 2030.

Dispostas a contribuir com o sucesso da agenda, as cooperativas brasileiras, por meio do Sistema OCB, assumiram o compromisso público de apoiar o cumprimento dos ODS no Brasil. E para exemplificar como estão fazendo isso a Revista Saber Cooperar reuniu em uma única entrevista os relatos do assessor sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no país (PNUD Brasil), Haroldo Machado Filho, e o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile

Como funciona a parceria da ONU com o Sistema OCB?

Haroldo Machado Filho: Nossa parceria iniciou em 2018, visando facilitar e fortalecer a colaboração do movimento cooperativista na promoção e no alcance dos ODS no Brasil. Essa parceria evoluiu, em 2019, para um acordo de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem para o Cooperativismo (Sescoop), a fim de capacitar as cooperativas brasileiras a aderirem à Agenda 2030e aos ODS. Nosso objetivo é auxiliá-las a implementar projetos de desenvolvimento sustentável e a se posicionarem publicamente como parceiras estratégicas da ONU ao longo do processo de implementação da Agenda no Brasil. Também queremos fortalecer iniciativas globais, nacionais e locais já existentes no cooperativismo e propor inovações que acelerem o impacto positivo que as cooperativas têm no desenvolvimento humano sustentável das comunidades em que atuam.

Renato Nobile: Nós nos aliamos à ONU para conscientizar nossas cooperativas da importância da nossa atuação para o cumprimento da Agenda 2030, da ONU. De norte a sul do Brasil, realizamos centenas de projetos que fomentam a geração de emprego e renda, promovem a redução das desigualdades, estimulam educação de qualidade e promovem a sustentabilidade econômica, social e ambiental do nosso país. Acontece que elas nem sempre percebiam o valor estratégico desses projetos e dessas ações comunitárias. Agora — ao saberem que o cooperativismo é parceiro da ONU em relação aos 17 ODS — elas estão mais atentas ao poder transformador de seus projetos. Além disso, com o Pnad Brasil, estamos capacitando multiplicadores de ODS para que possam orientar nossas cooperativas a alinharem seus projetos socioambientais aos desafios propostos pela ONU.

Continue lendo na integra a entrevista clicando aqui  e também conheça a última edição da Revista Saber Cooperar.

(Fonte: OCB)

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg