A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou recentemente o Relatório Mundial da Juventude 2020 das Nações Unidas: empreendedorismo social juvenil e a agenda 2030, que destaca o papel de apoio das cooperativas para jovens empreendedores sociais. O relatório examina a capacidade do empreendedorismo social de gerar empoderamento econômico para a juventude e o desenvolvimento social e reconhece o valor do modelo cooperativo para oferecer oportunidades de trabalho decente para grupos vulneráveis, especialmente para jovens e mulheres, bem como para empoderar seus membros. O cooperativismo é visto como um movimento bem-sucedido e democrático do qual muito pode ser aprendido para melhor enfrentar alguns dos maiores desafios entre os jovens: desemprego e empregos precários, especialmente no setor informal.
Além de facilitar o acesso ao crédito, o modelo de negócios cooperativo é considerado importante no apoio à formalização da economia informal. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), “a organização em cooperativas pode ser vista como um passo no caminho para a formalização. Muitas cooperativas começam como empresas informais de grupo e, mais tarde, à medida que crescem buscam formalização por meio de registros. Como pessoas jurídicas, elas passam a fazer parte da economia formal”. Além disso, os princípios cooperativistas garantem o desenvolvimento de habilidades dos jovens por meio da educação, do treinamento, bem como da participação.
Cooperativismo e os ODS
Como empresas centradas nas pessoas, as cooperativas estabelecem as bases para o desenvolvimento sustentável. Conforme reconhecido no Relatório Mundial da Juventude da ONU, as cooperativas “estão empenhadas em oferecer condições de trabalho decentes, desenvolver as habilidades dos jovens que não têm experiência anterior de trabalho e empregar aqueles que, por uma série de razões, acham difícil garantir um emprego nos mercados de trabalho tradicionais”. Estes aspectos contribuem diretamente para o cumprimento de dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para os jovens:ODS 4 – “Educação de qualidade” e o ODS 8 – “Trabalho decente e crescimento econômico”.
Essa dimensão holística responde às ambições dos jovens de construir um projeto sustentável não só em termos econômicos, mas também do ponto de vista social e ambiental. Portanto, as cooperativas representam um modelo de negócios adequado para jovens empreendedores que desejam contribuir ativamente para a prosperidade e o bem-estar de suas comunidades.
Juventude cooperativista
Nos últimos meses, todos os escritórios globais e regionais da ACI compartilharam vários conteúdos sobre juventude e empreendedorismo cooperativo para comemorar o Dia Mundial das Competências da Juventude e o Dia Internacional da Juventude. Foram criadas diferentes ações com a temática, principalmente em ambiente digital.
Sendo a juventude uma prioridade, a ACI, particularmente por meio da Parceria ICA-UE, vem estimulando o empreendedorismo cooperativo juvenil por meio de uma ampla gama de iniciativas, como o bem-sucedido Fórum Global da Juventude – Empreendedorismo Cooperativo 2020 ( GYF20 ), que reuniu mais de 180 participantes de 50 países em fevereiro em Kuching, Sarawak, Malásia; o programa experimental de aconselhamento para jovens empresários; e o relatório de pesquisa global sobre a juventude que está sendo produzido atualmente. Tudo isso, com o apoio da I CA Rede Juvenil , que há muitos anos fortalece a rede de cooperativas juvenis.
(Fonte: ACI)