Uma ação em intercooperação tem diminuído infecções e melhorado a vida dos pacientes do Hospital da Unimed Poços de Caldas. A visita, três vezes por semana, de dentistas cooperados da Uniodonto na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e no Centro de Oncologia do local trouxe resultados relevantes para os pacientes.
Os dentistas Rodrigo José Ribeiro Almeida e Kely Brum avaliam a saúde bucal, realizando procedimentos ou apenas orientando sobre higiene da boca e dentes. Apesar de ainda haver estranhamento com a presença desses profissionais no hospital, há cerca de um ano essa parceria tem dado certo compondo a equipe multidisciplinar. ?Foi observado um impacto muito positivo no índice de pneumonia associada à ventilação mecânica, com uma redução de 54% das infecções na UTI?, ressalta Marlene Santos, gerente do Hospital.
Este é apenas um dos indicadores usados para avaliar o acompanhamento odontológico. Além dele, muitas infecções foram prevenidas, como a endocardite, que é a infecção no revestimento interno do coração, pois a porta de entrada de várias delas é a boca, e os pacientes destas áreas estão normalmente com a resistência baixa e mais suscetíveis.
Para os pacientes oncológicos, a atuação do dentista ajuda a prevenir infecções, que podem prejudicar o tratamento, e alivia a mucosite, que são feridas na boca, muito comum devido aos quimioterápicos, por meio da laserterapia.
O hospital dedicou um espaço para o consultório dentário, com a infraestrutura necessária para realizar procedimentos de urgência em paciente internados, como extração de dentes, raspagem de gengiva e ajustes de próteses, entre outros. A iniciativa visa garantir a qualidade e a agilidade do atendimento.
Apesar de proporcionar tantos benefícios aos pacientes imunodeprimidos, a atuação do dentista em ambiente hospitalar ainda é pouco comum em hospitais do país. Um Projeto de Lei Complementar, que tramitava há alguns anos na Câmara Federal (PLC 34/2013), tornando obrigatória esta prática, foi votado e aprovado este ano, mas vetado pelo presidente Jair Bolsonaro, alegando aumento dos custos do sistema de saúde público.
“Para a Unimed Poços não importa se ainda não há obrigatoriedade da presença do dentista no hospital, mas o que este serviço proporciona aos nossos pacientes”, ressalta o médico José Júlio Balducci, diretor do Hospital Unimed Poços. “Além da redução de complicações, o acompanhamento odontológico permite ao paciente se alimentar melhor, contribui para melhoria da sua qualidade de vida e do seu quadro clínico, reduzindo, em muitos casos, o tempo de internação. Também propicia mais tranquilidade aos familiares em um momento em que estão fragilizados”.
Segundo o presidente da Uniodonto, Douglas Henrique Figueiredo Matos, participar desta ação em intercooperação com a Unimed Poços é motivo de satisfação muito grande. “É mais uma parceria de sucesso, que valoriza e amplia o trabalho dos nossos cirurgiões-dentistas”, complementou.