A Feira da Agricultura Familiar de Belo Horizonte, a partir deste ano, será realizada mais vezes durante o ano. Isso será possível por meio de parceria firmada entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O documento oficializando a colaboração será assinado amanhã (4), durante a realização da feira no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte. A feira é uma iniciativa das três entidades. Até a última edição, realizada em 2018, o evento era anual.
Pelo acordo firmado, a feira deve acontecer, no mínimo, duas vezes por ano, mas poderá ser realizada mais vezes, dependendo da disponibilidade do espaço. De acordo com o gerente regional da Emater-MG, Vitório Freitas, consumidores e produtores ganham com a mudança.
“A feira tem uma aceitação muito forte entre funcionários da Assembleia e demais consumidores. Ela traz uma diversidade grande de alimentos de qualidade.Sendo assim, sentimos a necessidade de realizá-la mais vezes no ano”, conta. Freitas ainda destacou a importância da parceria com a ALMG. “Essa soma de forças é fundamental para que a feira aconteça mais vezes, gerando mais renda para os produtores e valorizando a produção agropecuária do Estado”, afirma.
A realização da Feira da Agricultura Familiar de Belo Horizonte no dia 4 de julho faz parte da programação da Semana da Gastronomia Mineira. Serão 28 barracas no espaço, com produtos de 20 municípios de diversas regiões de Minas Gerais, como Central, Norte e Sul.
Todos os expositores são atendidos pela Emater-MG. Serão oferecidos aos consumidores produtos como quitandas tradicionais de Minas Gerais, doces, geleias, queijos e polpadas. Os consumidores também poderão levar para casa frutas e hortaliças agroecológicas.
Na Feira da Agricultura Familiar, o artesanato mineiro também terá destaque, com toalhas, tapetes e bolsas. Semana da Gastronomia – O Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 5 de julho, foi instituído pelo Estado em 2012.
Para comemorar a data, é realizada a Semana da Gastronomia Mineira. O Instituto Eduardo Frieiro e a Frente da Gastronomia Mineira organizaram uma intensa programação para celebrar a data. O evento envolve oficinas, palestras, demonstrações culinárias, homenagens, feira de agricultura familiar, entrega de prêmio e certificado de reconhecimento, entre outras atividades.
O objetivo é resgatar e prestigiar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade.
A programação acontece em diversos espaços da Capital, como a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. (Com informações da Seapa).
Fonte: Diário do Comércio