Imagem - Ocemg
Notícias

Parceria entre Ocemg e Universidade Fumec leva conceitos de cooperativismo para alunos de Direito

01/06/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg firmou uma parceria com a Universidade Fumec para ministrar palestras para a disciplina Tópicos, do 10º período do curso de Direito, com o tema “Cooperativismo e suas formas de atuação no mercado”. As apresentações ocorreram no dia 18 de maio, para a turma da manhã, e 28 do mesmo mês, para os estudantes da noite, ambas em formato virtual.

Os palestrantes que representaram a organização foram a Gerente Institucional, Isabela Perez, e o instrutor, graduado em Direito e especialista em Direto Cooperativo, Luiz Humberto Castro.

Na abertura, Daniel Firmato, professor de Direito da instituição de ensino superior, que substituiu o docente da disciplina, Antônio Marcos, na ocasião, elogiou a iniciativa e disse que ela proporciona aos alunos diversas possibilidades de atuação na área, principalmente no 10º período, quando já estão se preparando para entrar no mercado.

Os palestrantes destacaram as particularidades do cooperativismo, suas diferenças como modelo econômico, a legislação do segmento, entre outros assuntos. “Abordamos a abrangência e a disseminação das atividades de um advogado nas várias questões do Direito, como tributário, previdenciário, entre outros, além de apresentar a estrutura do cooperativismo internacional, nacional e no nosso Estado, por meio dos dados do setor, reforçando o crescente desenvolvimento que apresenta, principalmente em Minas”, ressaltou a Gerente Institucional.

Isabela Perez, que atua na Unidade Estadual desde 2010, comentou que quando iniciou sua carreira na organização foi perguntada se conhecia sobre Direito Cooperativo e, na época, não tinha nenhum conhecimento, porque as instituições de ensino não trabalhavam o tema. Mas destacou que a situação vem mudando com o passar dos anos.

Em complemento, Luiz Humberto Castro frisou que o cooperativismo está em diferentes segmentos econômicos, contribuindo para o desenvolvimento do país e atuando de igual para igual com as empresas da iniciativa privada. Para ele, o maior concorrente do setor cooperativista é o desconhecimento de algumas pessoas, desde as escolas até as universidades. Porém, durante sua fala, ele deu exemplos de ações do Sistema Ocemg e de cooperativas, como o Programa de Educação Cooperativa, disseminado no Estado com vistas em levar noções de cooperativismo, educação financeira e empreendedorismo para crianças e jovens mineiros. “Nosso desafio é difundir cada vez mais esse assunto nas instituições de ensino”, disse.

“Nosso objetivo é levar para os futuros juristas, advogados e promotores a importância, as características e peculiaridades do cooperativismo”, complementou Isabela, explicando que o Sistema Ocemg tem a intenção de estender a iniciativa para outras faculdades, sendo este um projeto-piloto.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg