Imagem - Ocemg
Notícias

Parlamentares unidos em prol do cooperativismo mineiro

Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Deputados e vereadores trabalham pelo fortalecimento do modelo de negócios com ações na capital e no interior do Estado.

Empossada no fim de setembro, a nova gestão da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG) já começou a trabalhar pela representatividade do coop mineiro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, o grupo de deputados estaduais debateu o papel do cooperativismo para o desenvolvimento da economia do Estado.

“É uma alegria estarmos fortalecendo o cooperativismo na Assembleia Legislativa por meio da nossa frente parlamentar. Quando criamos um movimento de valorização e temos o apoio do segmento, como é o caso do Sistema Ocemg, e constatamos os resultados do trabalho desenvolvido por eles, vemos a importância do cooperativismo para Minas Gerais”, destacou o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PL), que preside a Frencoop-MG pela segunda vez, além de ser o 1º secretário da ALMG.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, apresentou as iniciativas da Casa do Cooperativismo Mineiro e destacou que as ações educacionais oferecidas pela entidade estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das coops mineiras. “Temos parceiras como a Fundação Dom Cabral e outras universidades conceituadas, considerada a 7ª melhor escola de negócios do mundo. Nós também levamos os gestores para fazerem cursos em universidades de países como Portugal, Suíça, Dinamarca, Reino Unido. Nos dedicamos para oferecer o que há de melhor no mercado para as nossas cooperativas, o que tem gerado resultados muito importantes para a economia mineira”, ressaltou.

Papel do Cooperativismo

A Frencoop-MG é uma composição suprapartidária de parlamentares que buscam, em unidade, promover o desenvolvimento do cooperativismo no Estado. A deputada Leninha (PT), 1ª vice-presidente da ALMG, também fez questão de destacar a importância do coop para o Estado. “O cooperativismo é uma forma de organização da produção, que eu acredito e considero justa, por isso a importância de mudanças legislativas que reduzam a tributação sobre o setor como um todo”, enfatizou.

O deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), vice-presidente da Frencoop-MG, destacou o peso político da Frente. “É um orgulho termos a vice-presidente da ALMG, deputada Leninha, e o 1º secretário da Casa, deputado Antônio Carlos Arantes, como membros dessa Frente. A Mesa Diretora da Assembleia está aqui em peso, o que é muito importante para o cooperativismo mineiro”, frisou.

Durante a audiência, Alexandre Gatti Lages, superintendente do Sistema Ocemg, apresentou um raio-x do cooperativismo mineiro aos parlamentares e ao público presente na solenidade. “São cerca de 2,8 milhões de cooperados e 781 cooperativas que empregam 54 mil pessoas, gerando exportações de mais de US$1,5 bilhão”, enumerou.

Parceria entre as frentes parlamentares

A atuação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo de Belo Horizonte (Frencoop – BH) também foi destaque nas últimas semanas. “Temos trabalhado, com afinco, para apoiar o cooperativismo em Belo Horizonte”, destaca o vereador Maninho Félix (PSD), presidente de Honra da Frente desde fevereiro de 2023. “No final de setembro, conseguimos a publicação da portaria que autoriza o trânsito dos veículos de transporte escolar credenciados nas faixas exclusivas de ônibus,” comemora Maninho, já que a medida aprimora a mobilidade na capital de Minas Gerais.

As frentes parlamentares unem forças e trabalham também em parceria pelo cooperativismo mineiro. Um exemplo é a reunião promovida pela Frencoop-MG e pela Frencoop-BH com o Sindicato dos Transportadores Escolares (Sintec-MG). Na pauta, a liberação de cadastros múltiplos, com o mesmo CPF, para a atividade de fretamento e transporte escolar. “Com o apoio do deputado Antônio Carlos Arantes, no mês passado, o governo atendeu à nossa solicitação. Estamos certos que facilitará a operação dos serviços de transporte escolar e fretado, principalmente para as cooperativas”, ressalta o vereador.

Maninho reitera que a Frencoop – BH tem se empenhado na promoção do cooperativismo de Belo Horizonte e faz questão de frisar a participação da Casa do Cooperativismo Mineiro neste processo. “A parceria com o Sistema Ocemg tem sido fundamental para nossas atividades, proporcionando suporte e orientação valiosos”, mostra. A Frente municipal foi lançada em 2019 para promover e fortalecer o cooperativismo da capital mineira.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg