Imagem - Ocemg
Notícias

Participantes integram aula magna do Curso Ópera

03/11/2020
Imagem - Ocemg

A aula inaugural da 12ª turma do MBA em Agente de Desenvolvimento em Cooperativas – Curso Ópera aconteceu, em formato virtual, no dia 29 de outubro. O evento contou com a participação de 60 pessoas, entre elas os 27 alunos da especialização, professores e representantes do Sistema Ocemg, Sebrae Minas e Faculdade Unimed, parceiros na realização do curso.

A iniciativa tem o objetivo de especializar e qualificar profissionais pela aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvendo atitudes, habilidades e comportamentos, bem como proporcionar-lhes a vivência de estratégias e metodologias necessárias à sua melhor atuação junto aos quadros social, diretivo e funcional de cooperativas. As aulas estão previstas para começar na última semana de fevereiro de 2021, com uma imersão, e a programação vai até abril de 2022.

Abrindo os trabalhos do dia, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, contou a história do Ópera, que foi idealizado pelo dirigente e pela Gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, quando trabalhavam no Sebrae Minas, em 1998, sendo aplicado até 2007. Anos depois, em 2017, a iniciativa foi retomada, por meio da parceria entre as organizações e a instituição de ensino.

“O Ópera tem foco nas pessoas e tenho certeza de que vamos formar mais uma turma de excelência, porque temos um quadro docente e discente de excelente qualidade. Além disso, contamos com a participação de representantes de diferentes ramos integrando essa 12ª turma”, frisou Scucato.

O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, complementou dizendo que se trata de um MBA de alto nível, que, devido à chancela da Faculdade Unimed, se tornou um curso acadêmico. E o diretor acadêmico da Faculdade Unimed, Ary Célio de Oliveira, explicou que o Ópera “é uma especialização de 500 horas, com 10 módulos e 21 disciplinas, que têm trazido muitos avanços para o cooperativismo”.

O coordenador do curso, Inocêncio Magela de Oliveira, detalhou para os participantes os objetivos, grade curricular, professores, temas a serem abordados, entre outros assuntos referentes ao cotidiano dos alunos. O professor afirmou ainda que o Ópera acredita no entendimento da cooperativa como um todo e no aprendiz como centro do processo e sujeito do seu aprendizado.

Para saudar os novos participantes, cinco ex-alunos foram convidados a falar como foram suas experiências durante a especialização. Entre eles, o presidente do Sicoob Credimepi, Jacson Guerra, que integrou a turma 2018/2019: “Tinha a expectativa que pudesse, após a formatura no Ópera, fazer as conexões necessárias ao momento da cooperativa à época, que tinha foco na criação de valor para a sociedade. Acredito que alcancei esse objetivo e consegui colocar em prática projetos nesse sentido, principalmente, na minha vida pessoal, já que o curso nos proporciona um grande autoconhecimento”, contou.

Finalizando a aula magna, o publicitário, empreendedor e montanhista Gustavo Ziller usou suas experiências no esporte e no trabalho para ministrar a palestra Do Extraordinário ao Comum. Em formato de interação com os participantes, ele falou sobre como sair da inércia e controlar o medo para atingir suas metas. Ziller listou alguns passos para que as pessoas possam cuidar de si mesmas de modo que  reflita no cotidiano profissional e pessoal: treinar o cérebro; ancorar as emoções para dar o próximo passo; identificar a prioridade; e saber que o objetivo está além do que se vê.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg