Imagem - Ocemg
Notícias

Patos de Minas é a primeira cidade do Estado a inserir o Programa Cooperjovem nas escolas

13/04/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A Rede Coop Patos de Minas, que une 13 cooperativas atuantes na cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal e Sebrae/MG, aderem para as escolas de anos iniciais o Programa Cooperjovem, desenvolvido pelo Sescoop/MG. Através de carta assinada pelos parceiros em março de 2022, as instituições de ensino passarão a receber a iniciativa que tem como objetivo contribuir para a formação de educadores e crianças a partir da disseminação da cultura cooperativista.

Nesta primeira etapa, a escola Norma Borges Beluco, com 95 alunos de três turmas do 9º ano, e a escola Professor Aristides Memória (CAIC), com 208 alunos de nove turmas do 6º ao 9º ano, desenvolverão iniciativas de educação cooperativista em sala de aula.

No dia 2 de março, em parceria com o Sicoob Credicopa, houve o treinamento presencial com 25 professores, realizado no auditório da sede da cooperativa. O próximo encontro acontecerá de forma remota.

A analista de educação e desenvolvimento sustentável do Sistema Ocemg, Fabiana Pereira, que acompanha o Cooperjovem, ressalta a importância de levar para a cidade um programa reformulado. “O Cooperjovem está diretamente alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e promove educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental. O conteúdo ministrado no treinamento aos professores tem carga horária de 24 horas”, resume.

Para o coordenador da Rede Coop Patos de Minas, Ronaldo Siqueira Santos, o Cooperjovem é uma das ferramentas mais importantes dentro do cooperativismo. “Investimos na formação de professores, para orientá-los na aplicação dos princípios cooperativistas em suas práticas pedagógicas. Com ele, já na infância, podemos estimular o processo de cooperar e mostrar os benefícios de agir em cooperação. Essa formação com certeza fará dessas crianças adultos melhores”, acredita.

O gerente regional do Sebrae/MG Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves, ressalta que o Cooperjovem é “uma ação importante que visa tratar principalmente a educação cooperativista junto aos jovens da rede de ensino municipal e visa mostrar nossas crianças e nossos jovens para crescerem preparados e acreditando que a cooperação é a motivação para um mundo melhor”.

A Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria da Silveira, explica que o programa irá acrescentar tanto para os alunos quanto para os professores. “Para a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, abraçar esse empreendimento favorece os alunos e os professores e, nesse momento, estudar o que é o cooperativismo está dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que faz parte do projeto de vida tanto integral quanto para a vida profissional.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg