Imagem - Ocemg
Notícias

PDGC é foco das ações de acompanhamento do Sistema Ocemg

09/12/2021
Imagem - Ocemg

Visando elevar a gestão e governança das cooperativas mineiras que integram o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o Sistema Ocemg realiza uma série de ações junto ao setor, com visitas, reuniões técnicas e mentorias, conduzidas pela Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas.

Somente em 2021, foram visitadas 107 cooperativas, todas na modalidade virtual, totalizando mais de mil horas técnicas, que contemplaram 890 participantes, entre presidentes, diretores, superintendentes e analistas técnicos das cooperativas. O foco das visitas é orientá-las individualmente para uma adequada autoavaliação por meio da ferramenta do PDGC e contribuir para a elaboração de planos de melhorias e desenvolvimento de práticas de governança e gestão.

Além disso, visando estimular as cooperativas a realizarem a autoavaliação e explicar sobre o funcionamento do programa, a entidade organizou este ano 20 reuniões técnicas em grupo, com 80 cooperativas e 130 participantes.

Outra estratégia adotada foram as Mentorias InCoop, que buscaram oferecer orientações para as cooperativas quanto ao preenchimento, organização de evidências e respostas escritas, de acordo com cada nível de maturidade. Em 2021, 48 cooperativas foram contempladas, em 21 encontros, com 214 participantes.

De acordo com o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, o PDGC é um programa muito importante para a entidade. “Temos iniciativas pensadas diretamente para promover o acompanhamento das demandas do setor nesse sentido, com ações de melhoria para a gestão e governança das cooperativas”. O dirigente ressalta ainda que o destaque das cooperativas mineiras no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão é resultado da dedicação das equipes e lideranças cooperativistas, com suporte da Unidade Estadual.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg