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Pesquisa mostra que brasileiros consideram o cooperativismo atual e inovador

15/04/2024
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Análise feita pelo Sistema OCB indica que população está entendendo melhor os conceitos do setor

 

Um estudo coordenado pelo Sistema OCB mostrou o quanto as pessoas estão familiarizadas com os conceitos do cooperativismo. Intitulada “Pesquisa de Imagem do Cooperativismo 2023”, a análise indica uma mudança positiva nessa percepção da população brasileira. Dos 11.522 participantes, 88% consideram o cooperativismo atual, inovador e alinhado com a realidade da sociedade hoje. 

Na pesquisa, 51,8% dos participantes eram mulheres e 25% estavam na faixa etária de 50 a 65 anos. Os jovens até 29 anos representam 23% dos entrevistados, enquanto aqueles com idade entre 30 e 49 anos foram 46% do total. As regiões Nordeste e Sudeste se destacaram com o maior número de participantes, totalizando mais de 60% de representatividade.

Em Minas o cooperativismo não passa despercebido, afinal, em 2022, o setor movimentou R$ 118,4 bilhões, o que representa 12,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Os dados são do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro e mostram que o cooperativismo está presente na vida de quase 40% dos mineiros. Ainda segundo o Anuário, o setor conta com 2,8 milhões de cooperados e mais de 54 mil empregados distribuídos em mais de 800 cooperativas registradas.

A atividade do cooperativismo mineiro está concentrada, principalmente, nos ramos agropecuário, crédito, transporte e saúde. De acordo com o Anuário, 83,1% das cooperativas são desses nichos. Em Minas, 75,3% das coops possuem mais de dez anos de atuação. E não para por aí: as cooperativas mineiras foram o grande destaque do prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023, promovido pelo Sistema OCB. Dos 56 troféus destinados às coops de todo o Brasil que adotaram as melhores práticas de gestão e de governança, o Estado levou 35, representando impressionantes 62% das instituições e ratificando o impacto positivo das ações e programas implementados pelo Sistema Ocemg.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, atribui aos próprios cooperados todo o destaque do cooperativismo mineiro. “A união é essencial para o crescimento do setor”, explica. “O Sistema Ocemg promove, ao longo do ano, diversas atividades, entre cursos, workshops, visitas técnicas e formações para aprimoramento do setor. Mas o êxito só é possível porque as cooperativas abraçam cada ideia com a garra necessária de quem deseja alcançar o sucesso”.

 

Percepção sobre o cooperativismo tem mudado

Conforme a análise do Sistema OCB, as palavras “união” e “ajuda” são frequentemente associadas ao cooperativismo. Além disso, a população reconhece que as cooperativas desempenham um papel importante na geração de empregos, aumento da renda e desenvolvimento da economia local. “Os dados refletem o trabalho dedicado do cooperativismo brasileiro, que mostra, na prática, os benefícios em suas comunidades e setores econômicos”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. 

Para Scucato, os números são bastante positivos e mostram que as pessoas estão cada vez mais familiarizadas e compreensivas em relação ao cooperativismo. “No entanto, é interessante observar que a percepção continua mais voltada para o aspecto social do que para o econômico”, explica. “Isso reforça que o setor está crescendo. Por isso, é importante continuarmos trabalhando para destacar outros valores e mostrar que o cooperativismo, em sua totalidade, faz a diferença”.

Ao longo de seis anos, a pesquisa identificou mudanças na percepção e no reconhecimento das cooperativas. Em 2018, 55,6% dos entrevistados admitiram não se lembrar de nenhuma cooperativa. No entanto, em 2023, esse número caiu para 23%, evidenciando um aumento na compreensão e familiaridade com o cooperativismo. 

Além disso, houve um crescimento na menção espontânea: em 2018, apenas 28,6% dos participantes citaram o nome de uma cooperativa, enquanto em 2023, esse percentual aumentou para 54,8%, sinalizando um maior engajamento com as marcas cooperativistas.

Um em cada quatro participantes revelou ter familiaridade com a marca SomosCoop. A ideia de “ser um cooperado” também foi bem recebida, com a percepção de que ser membro de uma cooperativa aumenta a credibilidade do negócio, graças ao seu modelo democrático que estimula o crescimento das empresas locais.

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