Em sua 5ª edição, o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) está marcado para ocorrer entre 9 e 11 de outubro, em Brasília. Com o tema Negócios Sustentáveis em Cenários de Transformação, o certame está com prazo aberto para submissão dos trabalhos.
Os artigos devem ser submetidos à banca do EBPC até dia 7 de junho, clicando aqui. E este ano, a oportunidade é dupla. Nos casos de trabalhos específicos de cooperativismo de crédito, é possível participar também do Prêmio ABDE-BID, realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
A categoria “Desenvolvimento e cooperativismo de crédito” aborda este assunto, e tem como um dos pré-requisitos a participação no 5º EBPC. O prazo de inscrição no Prêmio ABDE-BID vai até o dia 30 de junho.
O EBPC visa estimular estudos que buscam maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas, incentivar estudos que promovam a projeção e a compreensão de cenários e tendências, bem como do tratamento das relações de interdependência e seus efeitos em uma cooperativa. E, por fim, promover uma reflexão sobre os impactos das decisões e atividades das cooperativas na sociedade e no meio ambiente, considerando o comportamento ético e transparente, visando o desenvolvimento sustentável.
O Encontro é um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável nas cooperativas.
O 5º EBPC é aberto aos interessados em compreender e fortalecer as cooperativas enquanto organizações econômicas e sociais que promovem o desenvolvimento inclusivo, com destaque para pesquisadores, gestores de cooperativas, dirigentes, profissionais do sistema de aprendizagem e representação e elaboradores de políticas públicas.
Podem ser submetidos trabalhos de pesquisadores, vinculados ou não a Universidades, que têm as cooperativas como objeto de estudo. Os posicionamentos dos profissionais das cooperativas e do Sistema OCB e as visões dos formuladores de políticas públicas e suas expertises contribuem para o debate e construção do conhecimento.
Para a ocasião, foram elencados cinco eixos temáticos: Identidade e Cenário Jurídico; Educação e Aprendizagem; Governança, Gestão e Inovação; Capital, Finanças e Desempenho; e Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais. A relação entre cada um desses eixos com o papel das cooperativas na inclusão e desenvolvimento de negócios sustentáveis permitirá destacá-las como um modelo diferenciado que deve ser estimulado. Saiba mais sobre cada um dos eixos acessando o Call for Papers.