Imagem - Ocemg
Notícias

Pioneirismo: Sistema Ocemg conquista o Selo BH Sustentável

02/10/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A Casa do Cooperativismo Mineiro é a primeira instituição a receber o reconhecimento concedido pela prefeitura da Capital

 

O Sistema Ocemg é a primeira instituição a conquistar o Selo BH Sustentável, reconhecimento da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte dado a instituições, públicas ou privadas, que adotam medidas para a redução do consumo de água, energia, de emissões diretas de gases de efeito estufa e reciclagem de resíduos sólidos.

“Essa é uma conquista muito importante e mostra que o Sistema Ocemg vem sendo referência”, comemora o superintendente da Casa do Cooperativismo Mineiro, Alexandre Gatti. E ele tem razão. O pioneirismo e a sua estreita relação com a sustentabilidade são uma marca registrada da instituição, que foi a primeira unidade estadual cooperativista a se tornar signatária do Pacto Global da ONU e a produzir o primeiro Relatório de Sustentabilidade, entregue no mês de julho. “Nós seguimos como protagonistas, sempre à frente nessas atividades, dando exemplo não só para as cooperativas, mas para toda a sociedade também”, destaca Gatti.

Além disso, a Casa do Cooperativismo Mineiro utiliza 100% de energia limpa em sua sede e no Centro de Treinamento, instalados no bairro Santa Efigênia, na capital mineira. O uso de energias renováveis está entre uma das ações mais relevantes do Sistema Ocemg. Por meio do Programa MinasCoop Energia, a instituição estimula o coop a gerar sua própria energia, de forma limpa e sustentável.

Ao todo, 23 cooperativas fazem parte do programa, que contou com um investimento de R$ 30 milhões para a instalação de 47 usinas fotovoltaicas em 31 municípios mineiros. As cooperativas participantes zeram as suas contas de luz e também doam o excedente gerado para 27 instituições filantrópicas. A energia excedente das duas usinas do Sistema Ocemg é doada para a Santa Casa de Belo Horizonte.

A Casa do Cooperativismo Mineiro estimula ainda o consumo de água consciente em suas dependências e incentiva os funcionários a trocarem o deslocamento de carro ou de ônibus por bicicletas. E as ações não são apenas na capital. Em 2022, durante o Encontro de Mulheres, em Araxá, foram plantadas 300 mudas, número que significou a mesma quantidade de mulheres participantes do evento. No Dia da Árvore, foi a vez de 1.800 mudas de árvores a serem plantadas em Sabará. “Esses foram alguns dos motivos que fizeram a Prefeitura de Belo Horizonte reconhecer o esforço do Sistema Ocemg e nos conceder o Selo BH sustentável”, enumera o superintendente.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, José Nogueira de Barroso, explica que a obtenção do selo é desafiadora devido à alta exigência dos requisitos, definidos internacionalmente. “É um selo que está disponível há um tempo para a sociedade, mas ninguém chegou à etapa final, além do Sistema Ocemg. Por isso, é uma vitória gigantesca mais esse pioneirismo da instituição. Estão todos de parabéns pela dedicação”, felicita.

Cuidando do planeta

E a conquista foi celebrada de uma forma especial. O superintendente do Sistema Ocemg, o secretário de Meio Ambiente, o diretor de Gestão Ambiental, Dany Silvio Amaral, e mais 13 funcionários do Sistema Ocemg, comemoraram fazendo algo que eles apreciam muito: cuidar do meio ambiente. Nesta quarta-feira (27), o grupo foi até o parque Fernando Sabino, no bairro Ouro Preto, fazer o plantio de 117 mudas de árvores nativas da região.

A ação foi oportuna, pois, no início de setembro, quatro, dos 15 hectares do parque, foram incendiados. Além disso, a cidade está vivendo recordes de temperaturas elevadas. O calorão é resultado da combinação da influência do El Niño – fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial – e das mudanças climáticas globais.

O plantio no bairro Ouro Preto entusiasmou os funcionários que participaram da ação. Fabiana Silveira, analista de Licitações e Compras, estava ansiosa por este momento e fez questão de participar. “Pedi para estar aqui, pois é muito importante cuidar do planeta. E esse tempo quente que está fazendo em Belo Horizonte mostra que as árvores são muito bem-vindas para todos nós. Falo para as pessoas sobre o trabalho que o Sistema Ocemg tem feito para a preservação do meio ambiente e todos ficam admirados”, conta orgulhosa, Fabiana, que plantou uma árvore pela primeira vez, nesta quarta-feira.

Já Rodrigo Lellis de Freitas, analista de Monitoramento e Desenvolvimento, participou da ação no Dia da Árvore e quis repetir a dose novamente. “Essa oportunidade que o Sistema Ocemg está dando, nos dá a sensação de que podemos contribuir positivamente para a qualidade de vida das pessoas. Estou em uma organização que se importa com a sociedade. O que fazemos aqui não é meramente protocolar, mas é a essência do cooperativismo”, ressalta.

Levar os colaboradores para o plantio de árvores, dentro do horário de trabalho, mostra que cuidar do meio ambiente não é uma ação isolada da diretoria da Casa do Cooperativismo Mineiro. “Trouxemos parte da nossa equipe para que eles se sintam participantes do projeto também. Queremos proporcionar esses momentos aos funcionários para servir de exemplo para eles e para suas famílias. É muito gratificante ver a satisfação de todos os envolvidos”, comenta Gatti.

O secretário do Meio Ambiente também plantou uma muda. “O Sistema Ocemg está sendo referência para todos. E essa temperatura que estamos enfrentando nos últimos dias, mostra a importância do plantio de árvores para tornar nossa cidade mais aprazível, mais bonita e também mais agradável para viver”, diz.

O Selo

Por estar em constante desenvolvimento, Belo Horizonte necessita que as instituições tenham um olhar voltado à implantação e manutenção sustentável dos seus negócios. O Selo BH Sustentável tem o objetivo de propor esta consciência e incentivar a adaptação a um estilo de vida mais saudável para as próximas gerações.

De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os critérios de pontuação abrangem cinco tópicos: Permeabilidade e Vegetação; Energia; Água; Mobilidade; e Resíduos. O Selo Bronze é oferecido àqueles empreendimentos que atingiram um mínimo de 100 pontos e implantaram medidas de sustentabilidade em, pelo menos, três dimensões. O Selo Prata, também para os que aplicaram três dimensões, é concedido aos que conseguiram 125 pontos. Já o Selo Ouro, oferecido por meio de uma pontuação mínima de 150, contempla empreendimentos que implantaram quatro medidas de sustentabilidade, e o Selo Diamante é destinado aos que atingiram 175 pontos ou mais, e que implantaram medidas sustentáveis em todas as cinco dimensões. O Sistema Ocemg conquistou o Selo Bronze.

Para medir o impacto da nova legislação no Cadastro dos Empreendimentos com Certificação em Sustentabilidade Ambiental, há um monitoramento conduzido pelo Observatório do Milênio, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, com medições anuais por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Já a fiscalização de medidas é realizada por meio de auditoria.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg