Imagem - Ocemg
Notícias

DICC 2023: resultados que vão além do capital

16/10/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Cooperativas de crédito mineiras fazem a diferença focando nas pessoas, fomentando a economia local e garantindo a circulação de riquezas

 

Imagine uma instituição financeira que além de cuidar do dinheiro de seus clientes, ajuda as pessoas e melhora a comunidade ao redor. Ela existe e se chama cooperativa de crédito. Mais que soluções financeiras, as coops desse ramo representam uma escolha justa e sustentável e fazem parte da vida de 15,5 milhões de brasileiros cooperados. Em Minas Gerais, 184 cooperativas de crédito atendem a 2,3 milhões de cooperados e geram mais de 16,4 mil empregos diretos.

Além de produtos e serviços justos e com taxas mais competitivas, as cooperativas de crédito contribuem com o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas, com ações que vão da educação financeira a projetos ambientais. Essa atuação ampla e que vai muito além do aspecto financeiro é o tema do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC 2023), comemorado em 19 de outubro: “Apoiando pessoas, impulsionando negócios e transformando comunidades”.

A data foi instituída pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) e é celebrada há 75 anos. “As cooperativas de crédito fazem a diferença na vida das pessoas e o tema deste ano reflete bem essa importância. Os cooperados não são números, não são apenas clientes, são os donos do negócio e o motivo principal para o desenvolvimento e crescimento das instituições. Temos muito orgulho das cooperativas de crédito mineiras e da cidadania financeira que elas levam a milhões de cooperados”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Em um Estado do tamanho de Minas Gerais, outro diferencial torna as cooperativas de crédito ainda mais importantes: a capilaridade. “Em muitos municípios mineiros, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras presentes. Elas aproximam as pessoas e promovem educação financeira com soluções justas, otimizadas e seguras para a sociedade”, completa Scucato.

Cenário mineiro

As movimentações das pessoas dentro de suas comunidades garantem a circulação das riquezas. A vivência experimentada pelas cooperativas de crédito coloca as pessoas em primeiro lugar, sendo um diferencial competitivo e social em todo o país.

De acordo com o Anuário do Cooperativismo Mineiro, as cooperativas de crédito estão presentes em 77,6% dos municípios mineiros, com 1.592 Postos de Atendimento.

“O Sistema Sicoob conta hoje com a maior rede de atendimento físico do país, estando próximos dos associados, sem deixar de lado as facilidades e comodidade do atendimento digital de qualidade”, destaca João Batista Bartoli de Noronha, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas.

Nos últimos cinco anos, o cooperativismo mineiro de crédito registrou um crescimento de 69,2% no número de cooperados e de 43,2% no número de empregados, registrando 161,8% de crescimento no mesmo período em relação aos ativos totais.

A diretora de Desenvolvimento e Negócios do Sicoob Central Cecremge, Valéria Lilia Matos, confirma o orgulho de atuar no segmento. Para ela, o cooperativismo “é a essência do que a gente faz todo dia, a começar pelo modelo de negócios, cooperado, feito por pessoas”, mostra.

Como o objetivo principal das cooperativas de crédito é gerar prosperidade, esses números também se transformam em benefícios diretos para os cooperados. Nas cooperativas de crédito, as pessoas se juntam e, independente do aporte inicial, são tratadas de maneira igualitária. Sócios e donos do negócio, os cooperados têm direito à participação nos resultados financeiros proporcionalmente às operações realizadas com a cooperativa.

Portas Abertas

O produtor de hortaliças de Caeté, Milton Fernandes, é cooperado do Sicoob Credimepi há três anos. Ele atesta o tratamento diferenciado que recebe em sua agência. “Jamais fui tão bem atendido em uma instituição financeira”, ressalta. Foi a primeira vez que recebi atenção pelo meu trabalho como produtor rural”, conta.

Milton lembra que, anteriormente, nunca tinha conseguido fazer empréstimos em bancos devido à burocracia. “Mas no Sicoob foi muito diferente. Eles visitaram a nossa propriedade e logo liberaram o crédito. Já fizemos três empréstimos lá e eu estou muito satisfeito.”

O agricultor usa o recurso para compra de sementes, adubos, defensivos e outras despesas habituais da produção. A produção no Sítio Ribeiro Bonito, conhecido como Horta do Milton, é feita de forma sustentável. Lá, são produzidas as alfaces crespa, lisa, roxa e americana, além de brócolis ninja e escarola.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg