Imagem - Ocemg
Notícias

Portas Abertas celebra aniversário do Sistema Ocemg e do curso de Cooperativismo da UFV

03/11/2020
Imagem - Ocemg

Uma edição especial do programa Portas Abertas celebrou os 50 anos do Sistema Ocemg e os 45 anos do curso do Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa. O evento virtual, realizado em 28 de outubro, contou com a participação do reitor da universidade, Demétrius David da Silva, coordenadores, professores, alunos da instituição de ensino, bem como do presidente, superintendente, gerentes e analistas do Sistema Ocemg.

Na oportunidade, a UFV enviou ao presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, uma placa alusiva ao cinquentenário da entidade. O presidente agradeceu a homenagem e, em sua fala, ressaltou a importância da educação e do trabalho realizado pela instituição de ensino. Ele disse que se sente “feliz com o programa Portas Abertas por acolher a sabedoria, as universidades e os alunos, que, por sua vez, serão os professores no futuro”.

O reitor da UFV seguiu a mesma linha e abordou a relevância do ensino para o desenvolvimento das pessoas e do país. Ele afirmou que o “curso de cooperativismo tem uma trajetória de sucesso e parte integrante da história de 94 anos da universidade”. Silva finalizou agradecendo a parceria com o Sistema Ocemg, que, segundo ele, contribui para a qualidade do curso de cooperativismo, compatível com o padrão quase centenário da universidade. A UFV é, hoje, a 4ª melhor instituição pública de ensino do país.

 

“Todos os anos nós participamos do Portas Abertas, levando, especialmente os calouros, para uma visita à sede do Sistema Ocemg. É uma estratégia pedagógica para conseguirmos ampliar e engajamento dos estudantes e reduzir os índices de evasão”, explicou o professor do Departamento de Economia Rural e membro da comissão coordenadora do curso de cooperativismo da UFV, Alair Ferreira de Freitas

O coordenador do curso de Cooperativismo da UFV, Mateus de Carvalho Reis Neto, comentou sobre as datas comemorativas que o evento online abrangeu, parabenizando as entidades pela longevidade. Ele acrescentou que, atualmente, são mais de mil formados na área ao longo dos anos e são estes profissionais que, segundo ele, abrem as portas para os futuros estudantes optarem por cursar o bacharelado em cooperativismo.

 

Em complemento, o coordenador do Centro de Ciências Agrárias da UFV, Rubens Alves de Oliveira, afirmou que o Portas Abertas é um programa que dá a oportunidade aos estudantes de conhecerem a dimensão das áreas de atuação no segmento.

Palestras

Assim como é feito presencialmente todos os anos, o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, fez uma explanação sobre a atuação da entidade e sobre o cooperativismo em Minas para os alunos que assistiram o evento online.

Este ano, especialmente, tendo em vista o cenário pandêmico, a fala do dirigente foi focada “no esforço da equipe em trazer as ações do Sistema Ocemg para o formato virtual”. Lages explicou que todo o portfólio ofertado pela organização para as cooperativas do Estado foi disponibilizado no ambiente online, assim como foram criadas ações inovadoras neste sentido, como, por exemplo, o projeto OnCoop de webinares, criado em abril deste ano, que com o propósito de debater os principais temas de interesse do setor cooperativista.

 

José Fidelis, analista da gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg e graduado em Cooperativismo pela UFV, complementou as informações transmitidas ao público, apresentando os números do setor em Minas, no Brasil e no mundo.

Ele detalhou a nova divisão de ramos cooperativistas, ressaltou as principais cooperativas do Estado e comentou sobre a empregabilidade gerada pelo segmento, que atingiu 45,6 mil empregados em 2019.

De acordo com o anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, cujos dados foram mostrados pelo analista, o Estado possui 756 cooperativas, quase dois milhões de cooperados, sendo que o setor é responsável por uma movimentação econômica de R$ 60,8 milhão – 9,6% do PIB do Estado.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg