Por meio de uma parceria entre Serviço Social Autônomo (SSA) de Contagem, em alinhamento com a Secretaria Municipal de Saúde do município, e Unimed-BH, acaba de ser implantado o sistema de atendimento on-line da cooperativa para diminuição de tempo de espera nas portas de urgência do Centro Materno Infantil e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK. Para viabilizar a teleconsulta, o SSA também conta com a parceria da Memed, empresa de prescrição digital.
O novo modelo de atendimento entrou em funcionamento no dia 11 de julho, no Pronto Socorro Pediátrico do Centro Materno Infantil, garantindo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) agilidade para as consultas.
A estimativa é que cerca de 30 pediatras, que já atuam na unidade hospitalar, passem a atender também no consultório on-line. A teleconsulta acontece em um consultório montado na unidade, exclusivamente para o atendimento na modalidade, em que o paciente entra para o consultório e é atendido virtualmente pelos médicos. Uma alternativa de atendimento mais ágil para o Pronto Socorro que conta com o apoio de um profissional da enfermagem durante a consulta, caso seja necessária ação saúde (verificação de sintomas).
Este, que é um projeto-piloto, será implementado também na UPA JK, a fim de otimizar o tempo de espera das demandas classificadas como de baixo ou nenhum risco de agravo imediato de saúde. Para a unidade de pronto atendimento, estão previstos dois postos de teleconsulta.
Segundo o diretor geral do SSA Contagem, Eduardo Penna, a expectativa é que o novo formato de atendimento dê uma vazão mais rápida aos atendimentos e se expanda para a rede de saúde do município. “Esperamos que esse modelo se consolide, dando uma resposta mais rápida para esse público que é a grande maioria que procura as unidades de urgência – que não tem um quadro grave, mas que historicamente precisa aguardar um tempo maior para atendimento em função dos casos mais graves que chegam nas unidades. É um projeto que tende a evoluir com o tempo para toda a rede de saúde de Contagem”, afirma Penna.
O diretor geral relembra ainda que a solução faz parte de um plano de ação traçado a partir do pico de atendimentos pediátricos no Centro Materno Infantil em abril e maio deste ano. O aumento da demanda neste período, proveniente das doenças respiratórias principalmente, impactou no tempo de espera não apenas no Pronto Socorro Pediátrico de Contagem, mas em toda a região metropolitana.
“A Unimed-BH é uma cooperativa de médicos e tem entre os seus princípios a intercooperação, a responsabilidade e o desenvolvimento social com as comunidades onde está inserida. Essa parceria tem o objetivo de levar a telemedicina até as pessoas que necessitam de assistência médica neste momento”, afirma Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH.
A plataforma de telessaúde da Unimed-BH foi implantada em março de 2020 para os clientes da cooperativa. Até o momento, mais de 730 mil consultas on-line já foram realizadas. Além da Unimed-BH, outro grande parceiro da inciativa é a Memed, empresa de prescrição digital, que cedeu sua tecnologia para o município de Contagem, permitindo que todos os médicos que vão utilizar a plataforma de teleconsulta usem o ambiente digital para gerar prescrições médicas, atestados, entre outros. Outra novidade é que por meio do sistema desenvolvido pela Memed, o paciente vai receber também a prescrição médica digitalmente por SMS e e-mail.