O projeto OnCoop recebeu, no dia 17 de abril, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, que debateram sobre o tema “Do campo à mesa: O desafio das cooperativas agropecuárias em épocas de crise”. Mais de 200 pessoas participaram da videoconferência, de Minas Gerais e de outros Estados.
Apesar da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, os convidados se mostraram otimistas com as possibilidades que se abrirão para o setor cooperativista agropecuário após essa fase.
De acordo com Lopes, o mundo já vinha em um processo acelerado de mudanças, visto que a sociedade global tem buscado novos caminhos, e os governos, sejam de direita ou esquerda, já não conseguem dar a resposta que a população espera. Ainda segundo ele, ?O que estamos vivendo hoje é um processo a mais de ebulição, que vai acelerar ainda mais esse processo de transformação mundial?.
O presidente da Unidade Nacional manifestou sua expetativa de que, no segundo semestre, a situação no país volte ao normal, poderando: “Mas com a certeza de que este normal nunca será o mesmo”. E certo disso, Freitas falou sobre as oportunidades para o ramo Agro. “Além das incertezas, é preciso ver neste pano de fundo mecanismos de saída com foco no que o mundo espera de nós. As pessoas hoje querem ter certeza de onde vem seu alimento. O Brasil é hoje um abastecedor do mundo e as cooperativas são cada vez mais profissionais e competentes, acelerando o caminho da inovação”, frisou.
Paulinelli concordou que a crise abrirá uma janela importante para o cooperativismo Agro no país. “Não devemos ter a ilusão de que não haverá dificuldades, mas essas agruras deverão nos ensinar a inovar. Inovação é sinônimo de progresso e evolução”, apoiou.
Para o ex-ministro “as cooperativas possuem três pontos fundamentais: o primeiro é que elas se baseiam em uma liderança; segundo, elas estão profissionalizando suas gestões, isso quer dizer que estão se preparando para competir com outras empresas; e em terceiro lugar, estão organizando os produtores”.
Por fim, Paulinelli deixou como desafio que o cooperativismo de Crédito, que, ao seu ver, tem dado uma demonstração de competência fabulosa, exercendo grande importância no sistema financeiro do país, sejam parceiras no financiamento da inovação das cooperativas agropecuárias e disponibilizem crédito com seguro rural. Acesse o canal do Sistema Ocemg no YouTube para conferir esta e outras discussões já realizadas no projeto OnCoop de Webinares.