Em 22 de outubro, o Sistema OCB realizou a formatura virtual de 35 alunos na primeira edição do programa Somos Líderes. A iniciativa, voltada para cooperativistas com idades entre 21 e 35 anos, tem o objetivo de preparar os jovens para serem lideranças do setor, com visão prática no dia a dia a partir de diversas perspectivas. Toda a metodologia foi preparada pelo Sescoop, em parceria com a empresa de consultoria HSM.
Por ocasião da conclusão do curso, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, falou sobre gratidão. Ele agradeceu a cada jovem que integrou o programa, exaltando o esforço dos participantes durante o programa, ressaltando que foi uma jornada de aprendizado, amadurecimento e ensinamento para todos. Para Freitas, o Somos Líderes “é a concretização do sonho de criar um programa de formação de lideranças e de sustentabilidade do cooperativismo para o futuro”.
A oradora da turma Lívia Milhorato começou seu discurso dizendo que a formatura é o encerramento de uma etapa. Ela afirmou que o discurso era sobre representar, não somente de forma genérica, mas, sim, cada um dos jovens em sua individualidade. “Somos os primeiros 35 jovens preparados pela OCB para sermos líderes onde quer que estejamos, porque nós aprendemos: a liderança não é um posto, não é uma cadeira ou um cargo, ela é composta por atitudes, que devem ser tomadas todos os dias. Fomos preparados também para sermos propagadores do cooperativismo, pela consciência dos princípios e valores da filosofia cooperativista”.
“Este foi um ano em que todos nós vivemos sob grande pressão, mas foi um ano que o cooperativismo cresceu mais que todos os setores. Então a pressão nos fez ter mais coragem para enfrentar as adversidades. Portanto, jovens, tenham coragem para continuar o que foi iniciado há séculos pelos pioneiros do cooperativismo e tenham altivez para deixar um legado para as próximas gerações”, afirmou Nelson de Melo, presidente do Sicoob Credialto, de Piumhi, e mentor do Somos Líderes.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, finalizou a formatura dizendo sobre a satisfação da conclusão do programa. “Hoje é o dia de uma das maiores realizações da minha vida profissional. É muita emoção acompanhar todo o processo e ver esta etapa concluída, com o crescimento de todos vocês (formandos). Por último, digo que vocês aumentam muito nossa responsabilidade enquanto ocupamos as funções em Brasília e em cada Estado para que possamos tocar adiante e subir cada degrau nesta evolução”, disse.
A primeira edição do programa Somos Líderes contou com a participação de de 10 jovens representantes de cooperativas mineiras, o que corresponde a 29% de participações no programa, incluindo o Sicoob Divicred (Divinópolis), Sicoob AC Credi, (Governador Valadares), Sicoob UFVCredi (São Miguel do Anta), Sicoob Credicom (Belo Horizonte), Sicoob Uni Sudeste (Viçosa) e Sicoob Credialto (Piumhi).