Imagem - Ocemg
Notícias

Primeiro módulo do Prodecoop Saúde tem início em maio

11/05/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Mais de 30 dirigentes cooperativistas participaram, nos dias 6 e 7 de maio, das aulas do primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas do Ramo Saúde (Prodecoop Saúde), que abordou o tema “O mundo em transformação”. O Prodecoop foi desenvolvido pelo Sistema Ocemg, em 2017, com a chancela educacional da Fundação Dom Cabral e hoje contempla também os ramos Agropecuário e Crédito, que terão o primeiro módulo realizado nos dias 11 e 13 de maio.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, durante sua fala de abertura do programa, ressaltou que o Sistema Ocemg iniciou o projeto a partir de uma demanda do ramo Saúde, sendo desenvolvido inicialmente pela organização, junto com a Unimed-BH e a Fundação Dom Cabral (FDC), e depois foi estendida para outros segmentos como Crédito e Agropecuário.

O dirigente frisou que o Sistema Ocemg “tem o orgulho de ser pioneiro na adaptação de todo o seu portfólio para o ambiente digital, entre eles o Prodecoop Saúde, porque somos a favor da ciência, principalmente na situação em que nos encontramos, de crise sanitária, em que o setor da saúde tem se desdobrado para criar novas soluções”.

O gerente de Projetos da FDC, Carlos Eduardo Borges, presente na aula inaugural, complementou falando sobre a importância dos profissionais de saúde no contexto da pandemia e disse que o Prodecoop “busca desenvolver as competências de gestão dos dirigentes das cooperativas do ramo”.

O professor da FDC Paulo Vicent contextualizou os cenários político, econômico, tecnológico, entre outros aspectos, nos últimos anos. O docente explicou que a palestra inicial foca na pergunta “onde estou?” do ponto de vista das cooperativas, através da análise dos acontecimentos compartilhados, buscando pensar no futuro, mas alertou: “A grande dificuldade de quem trabalha com projeções para os próximos anos é que não possível fazer testes”.

“Esse é o tipo de programa que há muito esperava encontrar no Sistema e esta é uma feliz oportunidade de participar. Trata-se de uma iniciativa que deve ser estendida ao maior número possível de dirigentes do ramo para que estejam preparados para os desafios futuros”, ressaltou o diretor Administrativo da Unimed Ubá, Carlos Augusto Khouri.

Ao todo, serão oito módulos do Prodecoop Saúde, com 64 horas/aula, com término previsto para novembro deste ano.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg