A cidade de Varginha, no Sul de Minas, foi a primeira a receber o Workshop de Elaboração de Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local promovido pelo Sistema Ocemg este ano. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, 38 representantes de cooperativas da região se reuniram no Hotel Royal Café para receber e compartilhar informações e metodologias para a construção de projetos que visem à adoção de práticas sociais consistentes e transformadoras nas regiões de atuação das cooperativas.
Desde 2018, quando a organização iniciou os lançamentos regionais, a meta é estar mais próximos das cooperativas, além de alcançar cada vez mais pessoas para orientá-las e capacitá-las sobre ações de responsabilidade social, voluntariado cooperativista e atividades relacionadas ao Dia C.
Durante o workshop, ministrado pelos analistas da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg Rouzeny Zacarias e Thárcio Elízio, foram apresentados os números do Dia C nos últimos anos e realizados alguns debates.
Segundo Elízio, temas como Propósito, considerando a inserção das cooperativas nas comunidades e as responsabilidades vindas dessa relação; processos de mapeamentos da cadeia de valor para identificar áreas de atuação da cooperativa; e a construção de projetos e indicadores ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU compuseram a programação do encontro. Houve ainda apresentação de casos de sucesso de cooperativas voltados para a promoção do desenvolvimento sustentável local.
“Este ano estamos voltados a associar, de maneira mais efetiva, a cadeia social da cooperativa com a necessidade da comunidade em que está inserida e, assim construir um projeto robusto e contínuo de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável local”, ressaltou Rouzeny.
Para a contadora da Cocatep, de Três Pontas, Siomara Silvério, participar do workshop é um incentivo para organizar melhor os projetos sociais em que a cooperativa atua. “Minha participação é no intuito de ouvir, aprender e adquirir experiência sobre o assunto. Saio com muita bagagem para fazermos um bom trabalho este ano”, frisou.
“Participo de todos os workshops, desde o início. Este ano, vim com mais entusiasmo devido a essa previsão de fazer projetos que vão levar a ações que podem ser medidas com indicadores de resultados”, reforçou Tânia Maran Magalhães, diretora de Controle da Unimed Poços de Caldas. Segundo ela, que participou do workshop juntamente com a analista de comunicação da cooperativa Ana Helena, a intenção é dar continuidade ao projeto que já realiza, mas com novos conceitos e ideias aprendidos durante as oficinas.