Imagem - Ocemg
Notícias

Profissionais de TI e Segurança de dados de cooperativas participam de curso sobre LGPD

10/08/2021
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Ao longo desta semana, entre 9 e 13 de agosto, o Sistema Ocemg está promovendo o curso Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Fundamentos e Projetos de Conformidade, para profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e segurança de dados das cooperativas mineiras.

A capacitação ocorre no mês em que começam a ser colocadas em prática as sanções pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A LGPD, lei 13.709/2018, foi aprovada em 2018 e está vigente desde 2020, tendo como objetivo criar um ambiente de segurança jurídica, com a padronização de normas e práticas, a fim de promover a proteção, de forma igualitária, aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.

A instrutora Samantha Morais Nunes frisou que o conteúdo do curso abrange, por exemplo, conceitos, fundamentos, impactos e importância da lei, além de pontos positivos e o que pode ser desenvolvido dentro do que já é feito pelas cooperativas, análise de riscos e a proposta de uma metodologia de tratamento de dados que pode ser adaptada para cada negócio cooperativo.

Sobre o cenário atual e o que levou a formulação da LGPD, Samantha frisou: “Nos dias de hoje, existe um volume muito grande de dados para serem gerenciados e a projeção que, no futuro, aumento seja exponencial, principalmente, pela quantidade de dispositivos e aplicativos que estamos utilizando e iremos utilizar”.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg