
Aula inaugural destacou autoconhecimento e desafios da liderança adaptativa
Como parte da agenda estratégica de formação do cooperativismo mineiro, o Sistema Ocemg iniciou, no dia 25 de março, a sétima turma do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). Na aula inaugural, realizada na sede da instituição, em Belo Horizonte, os 26 participantes começaram sua jornada de estudos por temas ligados ao autoconhecimento e capacidade de adaptação.
Desde 2021, o PDL é referência na qualificação de lideranças no cooperativismo mineiro, com foco no desenvolvimento técnico e comportamental, especialmente das chamadas soft skills, termo em inglês que se refere a habilidades de comunicação, resolução de problemas, resiliência, trabalho em equipe, pensamento crítico e mentalidade empreendedora — fundamentais para gestores modernos e atualizados.
A gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, ressalta a importância do programa para a evolução da liderança cooperativista em Minas Gerais. Desde a sua criação, 142 cooperativistas de diversas regiões do Estado concluíram a capacitação. “O PDL é uma iniciativa estratégica que visa preparar nossos líderes para os desafios contemporâneos. Ao investir no desenvolvimento pessoal e profissional dos gestores, fortalecemos, além das cooperativas, todo o movimento cooperativista em Minas Gerais.”
Na primeira aula, a instrutora responsável pelo módulo inicial do PDL, Reivle de Melo, reforçou a necessidade de formar lideranças flexíveis às mudanças e conectadas às transformações do mundo do trabalho. “Toda e qualquer mudança em uma organização está nas mãos dos líderes. O trabalhador do conhecimento quer se ver como partícipe do êxito do negócio e não somente como executor de tarefas. Para isso, os líderes precisam estar preparados para uma gestão mais adaptativa.”
O PDL está estruturado em cinco módulos, totalizando 56 horas de atividades, e aborda temas fundamentais para o desenvolvimento de líderes cooperativistas, como autoconhecimento, cultura organizacional, gestão da mudança e inovação digital. A formação é oferecida em parceria com a Fundação Dom Cabral e tem se consolidado como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento organizacional das cooperativas mineiras. Além do grupo que iniciou as atividades no fim de março, há uma nova turma prevista para 2025, reforçando o compromisso contínuo do Sistema Ocemg com a excelência na gestão cooperativa.
Conhecimento para transformar
Formada por dirigentes e gestores de cooperativas, a sétima turma do PDL começou a capacitação com grandes expectativas para aprimorar suas competências de liderança e contribuir para o aperfeiçoamento da gestão de suas coops.
A gerente administrativa da Coohabel, Neide Aparecida, diz que a formação será fundamental para se atualizar sobre novos desafios e demandas na área de liderança. “Na primeira aula, já aprendemos sobre inteligência emocional e como lidar melhor com a equipe. Espero sair do programa com muito conhecimento e técnicas para aplicar na cooperativa e crescermos juntos.”
Já o diretor de negócios do Sicoob CredSucesso, João Batista, destacou a abordagem sobre diferentes gerações no ambiente de trabalho e como os líderes devem estar preparados para mediar essa convivência. “A primeira aula foi extremamente enriquecedora, com informações muito úteis sobre como lidar com as diferenças geracionais na equipe, uma demanda muito atual das cooperativas”, elogiou.
Para a gerente de Gestão de Pessoas do Sicoob Credicom, Vivian Pires, a participação no PDL é uma oportunidade de atualizar os conhecimentos e contribuir com os resultados em sua coop. “Outros colegas já passaram pelo programa e deram feedbacks muito positivos. Investir no autoconhecimento é essencial para quem ocupa cargos de liderança. Espero finalizar a formação com muito conteúdo para agregar à minha cooperativa.”