Imagem - Ocemg
Notícias

Programa Descubra: entenda como sua cooperativa pode participar da iniciativa

05/04/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

A responsabilidade social e o cooperativismo caminham juntos e o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais (Programa Descubra) é uma oportunidade para as cooperativas praticarem cotidianamente o sétimo princípio cooperativista: Preocupação com a Comunidade.

Dando exemplo, o Sescoop/MG, desde o final de 2021, aderiu o acordo de cooperação técnica do Programa Descubra, que busca oferecer oportunidades de inserção formal no mercado de trabalho para adolescentes e jovens mineiros em situação de risco.

Além disso, a entidade incentiva que as cooperativas mineiras façam parte do Programa Descubra, ampliando esta rede de parceiros que oportunizam que esses jovens vivenciem experiências no mercado de trabalho.

“Vale ressaltar que esta é uma via de mão dupla, em que tanto as empresas, organizações e cooperativas quanto os jovens são beneficiados”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. Isso porque o Descubra promove o desenvolvimento da aptidão profissional do aprendiz, buscando coibir ao trabalho infantil e a precarização do trabalho do adolescente, bem como permite que as empresas e cooperativas que os recebem possam formar profissionais voltados para suas necessidades e que se molde à sua cultura organizacional.

Resultado de uma cooperação interinstitucional, que congrega esforços de onze órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, como o Governo Federal, o Governo de Minas Gerais, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), entre outros.

As cooperativas que se interessarem em aderir ao Programa podem saber mais informações sobre o Descubra clicando aqui ou podem entrar em contato com o Sistema Ocemg pelo e-mail: [email protected].

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg