Imagem - Ocemg
Notícias

Programa do Sicoob Crediluz promove oficinas com educadores e aulas práticas com alunos

26/04/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Com o propósito de conectar crianças e jovens, promover oportunidades de aprendizado e gerar prosperidade através do cooperativismo, empreendedorismo e educação financeira, o Sicoob Crediluz criou o Programa Educando. A iniciativa é realizada desde 2011, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Luz e de Estrela do Indaiá.

Sempre atento às demandas daquelas que são as protagonistas do Programa, as professoras, a cooperativa iniciou, em março deste ano, as aulas práticas de diversas modalidades, atendendo a uma solicitação da classe.

O Sicoob Crediluz contratou uma professora para acompanhar e capacitar as educadoras do Educando. Assim, os encontros do grupo estão programados até dezembro e contemplam aulas de aromaterapia, sais de ervas, macramê, sabão em barra (produzidos com óleo usado), sabonetes aromatizados, alimentação saudável sem glúten, açúcar e lactose, crochê de grampo entre outras.

Os aprendizados se tornam aulas práticas com os estudantes. “É sempre gratificante trabalhar os eixos do Educando com os alunos. Ao produzir os aromatizantes eles estão praticando o cooperativismo (um ajudando o outro), desenvolvem habilidades empreendedoras (produção de um produto que pode ser comercializado) e ainda podem praticar a educação financeira (levando, até a família, uma opção de aumentar a renda familiar)”, comenta a professora Cleusa.

De acordo a coordenadora do Programa pelo Sicoob Crediluz, Lorena Paulinelli, “com o Programa Educando esperamos atingir alguns resultados como incentivar a escola no processo de adequação do ensino à realidade, possibilitando uma educação integral, que visa à preparação do aluno como membro atuante e transformador da sociedade. Assim como contribuir para a participação ativa e consciente das crianças e jovens, nas entidades e em todos os espaços sociais e políticos, somar com a formação dos alunos como cidadãos, visando o planejamento e uso consciente dos recursos financeiros e contribuir para o desenvolvimento de competências empreendedoras através de experiências práticas”.

A cooperativa pretende continuar com as aulas práticas dentro do Educando, mas a intenção é que as atividades contempladas sejam alteradas a cada ano.

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg