Imagem - Ocemg
Notícias

Programa Liderar: transformando a gestão das Cooperativas mineiras

03/02/2025
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Para este ano, a expectativa é abrir nove turmas do curso que já beneficiou 94 cooperativas desde seu lançamento, em 2023

 

Liderar é inspirar, engajar e transformar equipes para alcançar resultados sustentáveis e inovadores. Com essa premissa, o Sistema Ocemg criou o Programa Liderar, uma capacitação inovadora com o principal objetivo de fortalecer gestores e líderes cooperativistas. Com formato dinâmico e interativo, o programa capacita os participantes a desenvolverem habilidades fundamentais para uma gestão mais colaborativa e eficaz. Entre os temas abordados, destacam-se:

  • Comunicação assertiva e inspiradora
  • Gestão eficiente de equipes
  • Tomada de decisão estratégica
  • Construção de um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso
  • Desenvolvimento do papel do líder como agente de transformação

Um dos diferenciais do programa é o fato de ele não se limitar à teoria: os participantes analisam situações do dia a dia das cooperativas, facilitando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e gerando impacto imediato na gestão das equipes. “O Programa Liderar é direcionado a gestores, coordenadores e demais líderes das cooperativas que buscam aprimorar suas competências e se tornar referências dentro das suas equipes”, explica o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Diante de um mercado cada vez mais exigente, o curso possibilita a esses profissionais desenvolver habilidades interpessoais e de gestão que impulsionam o crescimento da cooperativa e fortalecem o ambiente organizacional.”

 

Turmas abertas

Para participar do Programa Liderar basta acessar site do Sistema Ocemg e verificar as turmas disponíveis na região mais próxima da cooperativa. A primeira turma de 2025 aconteceu em Pará de Minas. “Tivemos a oportunidade de avaliar, com o instrutor, que tipo de líderes somos atualmente e quais queremos ser”, destaca a psicóloga da Cogran, Isabela Aparecida Gomes, participante da edição. “O intuito deste curso é buscarmos ser uma liderança melhor, não apenas para a cooperativa, mas também para os nossos liderados. Aprendemos a utilizar diversas ferramentas que irão contribuir para a melhoria e o aperfeiçoamento da gestão”.

Para este ano, a Casa do Cooperativismo projeta abrir nove turmas do Liderar, que serão realizadas em Belo Horizonte e em outras regiões do Estado. A crescente adesão ao programa reforça a importância do investimento na formação de líderes capacitados e preparados para os desafios modernos do cooperativismo. “Já temos cursos confirmados nas cidades de Três Pontas, Abaeté, Varginha, Patos de Minas, Uberaba e Governador Valadares, além da capital mineira”, ressalta Scucato.

 

Uma história de evolução e impacto

O Programa Liderar foi criado em 2023, com outro nome: Liderança Contemporânea. Com o passar do tempo e a crescente demanda por capacitação especializada, sua identidade foi reformulada para um nome mais alinhado com sua essência: Liderar. Desde então, o curso tem sido uma referência na formação de líderes no setor cooperativista, tendo capacitado cerca de 700 participantes de 94 cooperativas mineiras.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg