Imagem - Ocemg
Notícias

Programa Lidercoop recebe participantes da oitava turma

13/04/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Retomando os encontros presenciais no Centro de Treinamentos, o Sistema Ocemg realizou nos dias 6 e 7 de abril, o segundo módulo da oitava turma do Programa de Gestão Avançada para Lideranças – Lidercoop, iniciativa realizada em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

As boas-vindas ficaram por conta do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que enfatizou a importância de capacitar os gestores das cooperativas, para que tenham perfil humano. “Queremos dirigentes com perfil humano. Não se aceita mais líder autoritário porque eles espantam os talentos do cooperativismo. Assim, cuidamos para que as nossas lideranças tenham um perfil humanizado, para que sejam educadoras e inspiradoras para fazer com que os colaboradores se interessem, conheçam e permaneçam nas organizações do nosso setor”, destacou.

Mais que isso, o Programa Lidercoop também contribui para o crescimento econômico e para o aprimoramento da gestão das cooperativas, para manter as organizações sustentáveis do ponto de vista financeiro, o que refletirá as práticas em benefício da sociedade, conforme disse  Scucato.

Competitividade e governança

No primeiro dia de aula, o professor e pesquisador da FDC, José Leonardo Araújo, falou sobre “Orientações para Mercados”, a partir de um dilema vivenciado por muitas cooperativas que não conseguem equilibrar sua atuação para se manterem competitivas aos olhos do mercado e atender as necessidades dos cooperados. “Hoje, as organizações precisam ter senso de urgência para não perder o bonde supersônico, porque o prejuízo de perdê-lo é grande demais. Desta forma, é importante saber quando se antecipar e criar tendências e quando é preciso ser reativo/adaptativo”, comentou.

No segundo dia de aula, o professor e pesquisador da FDC, Dalton Sandenberg, abordou o tema “Governança Corporativa em Cooperativas”, um tema desafiador para as organizações do setor. “Dentro da cooperativa, o ator central da governança é o associado, mas é preciso atuar para que os interesses particulares não se sobreponham ao objetivo comum que deu origem à organização.  A governança traz mecanismos, ferramentas e métodos para ajudar a organização a chegar a um estágio mais avançado de profissionalização”, pontuou.

Participações

Entre os participantes presentes, a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fabíola Nader Motta, não escondeu a empolgação com o Programa Lidercoop. “Para mim, o curso é um bom exemplo do trabalho que a Ocemg faz em benefício das cooperativas mineiras e é por ações como essas e outras, como o próprio incentivo ao PDGC, que as organizações têm alcançado resultados tão positivos no Estado. O Programa é de alto nível e contribui para a melhoria da qualidade da gestão das cooperativas do Estado”, disse.

A gerente de Recursos Próprios da Unimed Poços de Caldas, Marlene Cristina dos Santos, comentou que o Lidercoop superou todas as expectativas que ela tinha. “Apesar de ter uma vasta formação em Gestão e Liderança, inclusive esse foi o tema do meu doutorado, estou encantada com o Programa que vai auxiliar as cooperativas em muitos aspectos”, frisou.

O Conselheiro administrativo do Sicoob Agrocredi, Luiz Alberto Andrade aproveitou para comentar que o conteúdo abordado no primeiro módulo – Planejamento – já influenciou a tomada de decisão da cooperativa para dar um novo rumo para o Planejamento Estratégico. “Um dos resultados aqui é levar para as cooperativas os debates e compartilhamentos de informações”, concluiu.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg