Imagem - Ocemg
Notícias

Programa Portas Abertas recebe alunos de MBA do Centro Universitário Unihorizontes

18/04/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O último dia de curso dos alunos do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito do Centro Universitário Unihorizontes abordou um pouco mais sobre o Sistema Ocemg. No dia 12 de abril, os cerca de 30 alunos da especialização estiveram no Centro de Treinamento para participarem do Programa Portas Abertas, em que a entidade recebe outras Unidades Estaduais, faculdades e organizações públicas e privadas em sua sede para um bate-papo sobre cooperativismo e a atuação do Sistema Ocemg.

Ao receber o grupo, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou que “é preciso que a população saiba que o cooperativismo de crédito é o que há de melhor em questão de financiamento e concessão de crédito em todo o mundo”.

O superintendente da entidade, Alexandre Gatti Lages, apresentou o resultado das ações em prol do cooperativismo mineiro e do fortalecimento das cerca de 800 coops do Estado, sendo 189 do ramo crédito. Ele chamou atenção para os números gerados pelo setor em Minas: 2,4 milhões de cooperados, mais de 50 mil empregados e movimentação financeira de R$ 93, 5 milhões no último ano. As coops do Estado são responsáveis por 11,6% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro.

Em sua fala, Gatti mencionou os programas, cursos, treinamentos, eventos, ações de desenvolvimento sustentável local e de representação institucional realizados pelo Sistema Ocemg.

Por sua vez, Tueli Tavares, coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito do Centro Universitário Unihorizontes, esclareceu que a especialização é realizada desde 2010 e foi reformulada durante a pandemia, passando a ser híbrido e englobando visitas a organizações e cooperativas para que os alunos conheçam outras realidades. “Hoje as turmas do curso são muito focadas na parte mais operacional e estas pessoas não têm tantas oportunidades de conhecer o espaço do Sistema Ocemg. Por isso, optamos por trazê-los para saberem sobre as diversas possibilidades que a entidade traz para eles e para as cooperativas”, destacou.

A especialização é possibilitada aos alunos em um modelo tripartite, em que os custos com as mensalidades são divididos entre o Sistema Ocemg, o Sicoob Central Cecremge e as cooperativas em que os alunos trabalham. São abertas turmas todos os anos e os discentes são selecionados pelas cooperativas e precisam ter participado de programas de direção da Central, bem como terem formação superior.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg