O Sistema Ocemg recebeu, no dia 10 de fevereiro, pelo Programa Portas Abertas, a visita de dirigentes e colaboradores das Unidades Estaduais do Distrito Federal, Goiás e Sergipe. O grupo de 15 pessoas conheceu mais sobre o trabalho da organização, as instalações do Centro de Treinamentos e da Casa do Cooperativismo Mineiros.
Na ocasião, o presidente e o superintendente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato e Alexandre Gatti Lages, acompanharam os visitantes nos locais onde a entidade atua. A comitiva participou ainda de uma apresentação das áreas finalísticas da organização, em um momento de intercâmbio de informações entre os participantes.
A gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Sayar, apresentou as atividades de capacitação ofertadas no portfólio do Sistema Ocemg e frisou a necessidade de considerar sempre a sustentabilidade nas iniciativas propostas. “Quando fomentamos nas cooperativas que realizem ações sustentáveis e de promoção social, não estamos falando de caridade. Falamos, sim, de colocar as cooperativas no epicentro da cidade e da comunidade, com vistas em gerar negócios para ela mesma”, frisou.
Já Vitória Drumond, gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, falou aos presentes sobre iniciativas como os Programas de Desenvolvimento Econômico-Financeiro das Cooperativas (GDA) e de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), bem como sobre o Cine Ocemg e o Educa OQS. Ela lembrou que para alcançar as cooperativas, principalmente no PDGC, é preciso rodar o Estado. “As visitas em Minas Gerais são difíceis devido à extensão territorial que temos por aqui. São feitos roteiros de forma a minimizar custos e otimizar as viagens. O intuito é percorrer as cidades sensibilizando e acompanhando as cooperativas na aplicação do programa, atendendo às suas demandas”, disse.
Para o presidente do Sistema OCESE, José Teles de Melo Filho, a oportunidade de aprender com as experiências do cooperativismo mineiro foi importante. Ele destacou ainda que, aqui, conseguiu internalizar que os projetos e programas são possíveis de serem implementados em qualquer tamanho de cooperativa de seu Estado.
Segundo Jubrair Gomes Caiado, superintendente do Sescoop/GO, “o intuito inicial com a visita foi fazer um benchmarking – um estudo das melhores práticas usadas pelas organizações do mesmo setor com o Sistema Ocemg. Aprender o que pode ser simplificado e melhorado nos nossos processos, bem como ficar por dentro das inovações de serviços oferecidos para as cooperativas mineiras”.
“Trocar experiências e poder conhecer os vários projetos exitosos que são realizados em Minas Gerais foram nossas motivações ao participar do Portas Abertas. O trabalho realizado hoje pelo Sescoop/MG, principalmente no PDGC, é referência em todo o país”, complementou Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF.
O Portas Abertas é um programa do Sistema Ocemg que visa o intercâmbio de aprendizado com organizações e públicos interessados em conhecer melhor o cooperativismo mineiro e o trabalho desenvolvido pela entidade.