Imagem - Ocemg
Notícias

Projeto Intercooperação na Prática é realizado na Unimed-BH

07/06/2022
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Mais uma etapa de muito sucesso do Projeto Intercooperação na Prática foi realizada, desta vez tendo como anfitriã a Unimed-BH. No dia 2 de junho, 46 representantes de 16 cooperativas de crédito, agro e saúde estiveram no Centro de Inovações da Unimed-BH para conhecer os exemplos de iniciativas aplicadas pela cooperativa, Ouro na categoria Rumo à Excelência do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão de 2021, realizado pela OCB.

Lançado pelo Sistema Ocemg este ano, o Projeto consiste em uma série de visitas às cooperativas integrantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) para troca de experiências e aprendizado.

“Com muito prazer recebemos vocês neste encontro de muito trabalho, mas também de muito significado por tudo que o cooperativismo tem realizado para Minas e para o país”, ressaltou o presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, complementando que um dos maiores valores do movimento cooperativista é o compartilhamento e a intercooperação e que o projeto proporciona a troca de experiências e o verdadeiro exercício do cooperativismo.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, na mesma linha, defendeu que a iniciativa simboliza sair do discurso e colocar na prática a intercooperação. Ele comentou ainda que na busca pela excelência não adianta começar pelo topo, mas deve ser feita a base primeiramente e que este Projeto proporciona o aprendizado para um crescimento sólido.

Para o presidente do Sicoob Centro Oeste e diretor de Desenvolvimento de Negócios do Sicoob Central Cecremge, Márcio Villefort, este projeto é mais uma inovação proposta para as cooperativas. “Vai nos ajudar muito no nosso crescimento e desenvolvimento. Tudo que vimos hoje será levado para a cooperativa, com destaque para o foco nas pessoas, que são aquelas que fazem diferença nas organizações”, disse.

“Intercooperação é muito importante, porque, muitas das vezes, nós buscamos criar algo novo para solucionar alguma questão, mas já existe algo sendo realizado, experimentado por outra cooperativa. E a Unimed-BH é uma referência pela excelência em gestão e governança, portanto, estamos aproveitando muito o que está sendo apresentado”, ressaltou Odilon Trefiglio, presidente da Unimed Poços de Caldas.

Já o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, ressaltou o aprendizado proporcionado pela visita à Unimed-BH, além de destacar o programa como um todo. “O PDGC na nossa cooperativa representou um marco de melhoria contínua. E quando vemos uma cooperativa com tamanho sucesso ficamos muito satisfeitos. Apesar de nossos ramos serem diferentes, vemos que os objetivos são muito parecidos”, disse.

A Unimed-BH conta, hoje, com 5.328 cooperados, 1.444.713 clientes, mais de 4 mil profissionais de assistência, 1.200 colaboradores administrativos e uma receita de Planos de R$ 5,3 bilhões, o que significa uma participação de marcado de 52%.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg