Imagem - Ocemg
Notícias

Projeto Intercooperativo leva o cooperativismo para escolas de Ipatinga e região

12/11/2019
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Projeto intercooperativo Semeando o Cooperativismo, desenvolvido pela Unimed Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Vale do Aço e Consul, encerrou suas atividades em 2019.

Através de um concurso de redação a iniciativa, disseminou os  princípios e valores cooperativistas junto à profissionais e alunos do 6ª ano, das escolas da rede pública de ensino fundamental de Ipatinga e região. Ao final da ação, a escola Estatual Vitalino de Oliveira Ruela, de São João do Oriente, foi premiada pela melhor produção textual e pela redação mais criativa.

O projeto que iniciou este ano, contou com a união das cooperativas para preparar três ciclos de capacitação para os professores. Participaram docentes das instituições de ensino E. E. Vitalino de Oliveira Ruela, de São João do Oriente, E. E. Professora Celina Machado, de Coronel Fabriciano, E. E. Professora Ana Letro Staacks, de Timóteo, E. E. Horto Belém, de Cava Grande, e E. E. Liberato de Castro, de Marliéria.

Por meio da contação de histórias, os professores se tornaram multiplicadores da cultura do cooperativismo junto aos seus colegas de trabalho e seus alunos, e desenvolveram, dentro de cada escola, um concurso de redação. Com o auxílio de um professor de Língua Portuguesa ou história, os três melhores textos de cada instituição de ensino foram selecionados para participarem da etapa final do concurso.

Ao final, representantes das quatro cooperativas foram a escola campeã e premiaram tanto o aluno autor do melhor texto, quanto a instituição de ensino. Samuel B. Malaquias, do 6° ano, levou o prêmio de R$ 500,00 pela escola Estatual Vitalino de Oliveira Ruela. Também foram premiadas com um valor de R$1.000 a escola, e  a professora orientadora do aluno vencedor.

“A realização desse projeto e os resultados apresentados, reforçam a importância da sistematização da Responsabilidade Social para o desenvolvimento da sociedade. A multiplicação dos valores e dos princípios do cooperativismo unificados em uma linguagem acessível para educadores e alunos, permitiu a ampliação de qualidade da educação de base gerando satisfação dos estudantes e profissionais envolvidos com o projeto, além da comunidade do entorno das cooperativas”, afirmou Kátia dos Anjos Brito, do setor de responsabilidade social da Unimed Vale do Aço.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg