O fator humano do negócio perante a tecnologia, competitividade sustentável e as novas oportunidades para cooperativas centradas nos clientes foram alguns dos assuntos que o Projeto OnCoop trouxe nas webinars ao longo desta semana. As videoconferências ocorrem diariamente, às 14h30, no canal do Sistema Ocemg no Youtube.
No dia 26 de maio, a professora associada da Fundação Dom Cabral (FDC) Kedma Mano Nascimento e a responsável pela Superintendência de Pessoas na Unimed-BH Júnia Marçal discutiram o tema “Humanização quando a tecnologia é implacável”.
Júnia abordou o tópico sob o olhar dos setores de Gestão de Pessoas e de Recursos Humanos (RH) frente aos desafios de negócio que as cooperativas estão enfrentando no momento atual, trabalhando a tecnologia como pano de fundo e entendendo que não há um antagonismo. Segundo ela, o aparato tecnológico pode sim agir em prol da humanização, com foco nas ações da cooperativa junto aos seus colaboradores.
Falando sobre competitividade sustentável e cooperativismo, o professor da FDC Pedro Lins e o presidente do Sicoob Credimonte Antenógenes Junior participaram do webinar do dia 27 de maio. Lins falou sobre o conceito de abundância, que, segundo ele, é algo maior que prosperidade, sendo esta associada principalmente com bens materiais, enquanto, abundância é a forma de viver bem dentro de um contexto.
O presidente do Sicoob Credimonte abordou as vocações econômicas de cada localidade em que a cooperativa atua. Hoje a organização está em Santo Antônio do Monte, Pedra do Indaiá, Camacho e em dois bairros de Belo Horizonte – Lourdes e Alto Vera Cruz: “Cada local é diferente, o negócio é diferente, a língua utilizada é diferente, o estilo de vida é diferente. É primordial que entendamos isso”, explicou.
Junior deu o exemplo da comunidade do Alto Vera Cruz, onde a cooperativa abriu um Posto de Atendimento no ano passado, e revelou que, ao abrir a agência na favela, ficou evidente para a cooperativa a capacidade, e o potencial econômico do local.
“Empresas Centradas no Cliente: novos desafios e oportunidades” foi o tema abordado pelo professor da FDC Leonardo Araújo e pelo executivo de Comunicação e Marketing Nacional do Sicoob Marcelo Vieira no dia 28 de maio. Eles comentaram sobre as particularidades do cooperativismo no que tange a iniciativas de marketing digital e valorização da marca.
Vieira comentou que as ações da organização são totalmente focadas no atendimento do associado. “No Sicoob a estratégia do Costumer Centric (Centralidade do Cliente) vai além do cliente, porque na cooperativa, diferente das demais empresas, ele além de cliente é dono. Ou seja, trabalhamos o empoderamento do cooperado, naquilo em que ele pode tomar decisões, seja na participação em assembleias, seja através do aplicativo, seja na construção de produtos e serviços. Tudo é baseado no que fazer para atender às necessidades desse público”, frisou
Café em pauta
Na webinar de hoje (29/5), a Gestão e Intercooperação em Cooperativas de Café será objeto de debate do presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, do presidente da Minasul, José Marcos, e da professora da FDC Áurea Helena. O webinar será transmitido no canal do Sistema Ocemg no Youtube, às 14h30.