Anunciada no dia 6 de maio, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a liberação de R$ 200 milhões em recursos complementares para o Plano Safra 2022/2023, foi publicada a Portaria GM/MPO Nº 128/2023, que oficializa o aporte extra para o crédito rural.
De acordo com o MAPA, a suplementação orçamentária é de aplicação imediata e vai permitir a equalização de taxas de juros de R$ 8,4 bilhões em financiamentos. Ainda de acordo com a pasta, a verba complementar será aplicada para destravar linhas, como o Moderfrota e outros investimentos, além de custeio e pré-custeio. O foco é permitir o retorno da contratação de linhas que se encontram bloqueadas até que o Plano Safra 2023/24, que está em discussão, seja anunciado pelo governo.
O Sistema OCB tem atuado em diversas instâncias para reforçar o volume de crédito rural no Brasil, impulsionando investimentos e resultados para cooperativas e cooperados. Além da solicitação de recursos suplementares para a Safra 22/23, está trabalhando para garantir condições na próxima safra que atendam as necessidades do setor.
Clique aqui e acesse o texto completo da portaria.
(Com informações do Sistema OCB)