Imagem - Ocemg
Notícias

Quer aumentar os resultados de sua cooperativa? Invista em capacitação profissional

16/10/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Até setembro de 2023, Sescoop/MG já ofereceu mais de 320 ações

 

O cooperativismo tem se destacado como uma importante alternativa econômica no Brasil, promovendo a geração de empregos, trabalho e renda, além de impulsionar a economia local. O setor gerou mais meio milhão de empregos diretos em todo o país, sendo mais de 54 mil aqui, em Minas Gerais. E para ajudar esses profissionais a gerarem resultados cada vez melhores para as cooperativas e para as comunidades, existe o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) — responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das cooperativas brasileiras.

Em terras mineiras, o Sescoop em relação as ações de capacitação até setembro de 2023 já ofereceu 329 ações, e até dezembro estão previstas mais 127 ações como cursos de capacitação para dirigentes, conselheiros e analistas, incluindo programas de intercâmbio, palestras. Todos os anos, mais de 20 mil pessoas passam por algum programa de capacitação promovido pelo Sistema Ocemg.

“A formação profissional desempenha um papel fundamental no cooperativismo, capacitando os trabalhadores e desenvolvendo competências gerenciais e estratégicas necessárias para a sustentabilidade e o sucesso das cooperativas”, explica o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

A gerente de formação e qualificação profissional da Casa do Cooperativismo Mineiro, Andréa Sayar, concorda e acrescenta: nas cooperativas, profissionais de diferentes áreas, como administração, contabilidade, encontram oportunidades de emprego e desenvolvimento de carreira.

“Para ajudar esses trabalhadores a entregarem resultados cada vez melhores para o coop, é importante que eles tenham acesso a cursos de extensão e/ou pós-graduação sobre o cooperativismo. Esse é o caminho para que trabalhem, entendendo o verdadeiro propósito de uma cooperativa”, afirma.

Ópera

O fato de trabalhar em uma cooperativa não garante que um profissional conheça, de fato, as particularidades e diferenciais do nosso modelo de negócios. Ao perceber essa realidade, o Sistema Ocemg criou — em parceria com o Sebrae-MG e a Fundação Unimed — o Programa de Especialização em Desenvolvimento de Agentes em Cooperativas (Ópera). O curso, que tem 14 meses de duração, já formou 362 pessoas desde sua criação em 1998.

“Trabalhei durante oito ou nove anos no sistema cooperativista, mas não entendia de fato a essência ou a natureza jurídica da cooperativa”, admite o gerente de riscos e controles do Sicoob Credialto, Dael Vilela Oliveira Costa. “A gente até falava sobre o assunto, mas eu não tinha aquilo internalizado em mim para poder compreender o porquê de determinados termos, como as sobras”.

Tudo isso mudou em 2018, quando Dael se inscreveu no Ópera. “Além da possibilidade de conviver com diversos dirigentes do sistema cooperativista, o curso me fez entender os princípios e os valores do nosso modelo de negócios. Eu pude internalizar o entendimento de que o cooperativismo é uma sociedade de pessoas, não só da boca para fora. Hoje, depois de formado, eu entendo e vivo o cooperativismo de uma forma mais profunda e consciente.”

Oportunidades

Os programas de formação profissional cooperativista visam capacitar os cooperados e colaboradores das cooperativas, desenvolvendo habilidades técnicas, gerenciais e estratégicas. Através dessas iniciativas, os profissionais têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e se atualizar sobre as melhores práticas do setor.

Uma das cooperativas beneficiadas é a Cooperativa Agrária de Machado (Coopama), que sempre incentiva os empregados a participarem dos cursos de formação oferecidos pelo Sescoop-MG e Sistema Ocemg, além das instituições parceiras.

“Focamos na profissionalização, e para isso, não existe atalho. É por isso que investimos em pessoas e na capacitação dos nossos profissionais”, garante Fernando Vieira, diretor administrativo da Coopama.

A cooperativa também tem apostado na contratação de profissionais com formação em cooperativismo para potencializar os resultados de áreas estratégicas da organização, como o relacionamento com o cooperado.

“Especificamente para este setor, trouxemos uma profissional formada em cooperativismo, a Lorena Oliveira Miranda, para cuidar da nossa equipe”, pontua Fernando. “Ela veio justamente para nos ajudar a manter a proximidade com o nosso cooperado.”

Trabalhando há dois anos e meio na Coopama, Lorena tem aplicado na prática os conhecimentos adquiridos no curso de graduação em Cooperativismo na Universidade de Viçosa. A quem, como ela, pensa em se graduar ou pós-graduar em cooperativismo, ela manda um recado: “as oportunidades existem, sim, dentro do cooperativismo. Talvez elas não vão estar onde nós desejamos, mas elas existem. Nós temos hoje uma infinidade de cooperativas que reconhecem a importância do profissional formado em cooperativismo ou pós-graduado. Muita gente não é formada, não é graduada, mas tem a pós-graduação, justamente para entender que dentro das cooperativas é preciso equilibrar essa balança do social e do econômico.”

Serviço

Ao investir na formação profissional, as cooperativas fortalecem sua atuação no mercado, aumentando sua competitividade e capacidade de geração de empregos. Conheça, agora, as opções de cursos disponíveis no Sescoop-MG .

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg