Imagem - Ocemg
Notícias

Ramos Crédito e Transporte ressaltam os resultados do trabalho desenvolvido pela Ocemg

15/09/2020
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

O Sistema Ocemg engloba cooperativas que fazem parte do cotidiano dos mineiros. É o caso dos ramos crédito e transporte, que mostram, a cada dia, sua relevância, prestando serviços ligados à inclusão financeira, escoamento e o abastecimento para a população.

Apenas em 2019, o ramo Crédito registou 184 cooperativas espalhadas pelo território mineiro, somando mais de 1,5 milhão de cooperados e gerando 12 mil empregos. Já o ramo transporte conta com 154 cooperativas, que agregam 19 mil associados, entre transportadores de carga e de passageiros, e o ramo gera 1.682 empregos.

Sobre o apoio da entidade junto ao ramo, o presidente do Sicoob Credicom, Garibalde Mortoza, afirma que “o sucesso das cooperativas mineiras está diretamente ligado a atuação da Ocemg. Temos no nosso Estado grandes cooperativas como a Credicom, que é a maior cooperativa financeira da área de Saúde do Brasil, entre outras grandes cooperativas em todos os segmentos. Isso se deve em boa parte ao suporte oferecido pela Ocemg, que promove a intercooperação, eleva o padrão de gestão das cooperativas e o compartilhar do saber por meio de diversas ações”.

Transporte

Outro ramo que evidenciou seu destaque para a população, principalmente em tempos de pandemia, foi o transporte. De acordo com Evaldo Matos, presidente da Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de Minas Gerais (Fetranscoop-MG), a história da Ocemg se confunde com a do ramo. Matos contextualiza que o presidente da entidade, Ronaldo Scucato, foi o patrono da criação do ramo em 2002 e que, desde então, o desenvolvimento do ramo vem sendo registrado de forma  significativa com o passar dos anos.

“As cooperativas de transporte de Minas tem orgulho em dizer que aqui temos uma instituição séria e comprometida com seu papel de representação do cooperativismo como a Ocemg”, ressalta.

Matos destaca que as iniciativas do Sistema Ocemg impulsionam o fortalecimento do ramo, como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA). E ressalta também o cadastramento no Registro Nacional de Transportadores Rodoviário de Carga – RNTRC, junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é feito pela a Ocemg, por meio de convênio nacional firmando com OCB, e tem representado uma economia significativa a milhares de cooperados.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg