Imagem - Ocemg
Notícias

Regularização do CAR é debatida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

16/12/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Sistema Ocemg participa da audiência pública com parlamentares e destaca importância de  apoiar pequeno produtor rural no preenchimento do cadastro

 

O correto preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é pré-requisito para quem deseja acessar novas oportunidades no mercado da sustentabilidade ou ter acesso ao crédito rural. Justamente por isso, é tão importante ajudar o pequeno produtor rural a preencher e validar esse instrumento. Nesse sentido, aconteceu na semana passada (12/12), audiência pública para tratar do assunto, 

O encontro contou com a participação de representantes do Sistema Ocemg, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e de bancos públicos. 

Na pauta da audiência, estavam os desafios enfrentados pelos produtores rurais para regularizar o cadastro e as ações conjuntas para acelerar o processo, como o projeto piloto implementado pelo Sistema Ocemg com produtores cooperados nas cidades de Unaí e Paracatu. “Essa reunião foi essencial para apresentar à Assembleia Legislativa os gargalos do processo e demonstrar a importância de dar prosseguimento a parcerias estratégicas para viabilizar o correto preenchimento do cadastro”, explicou Vitória Drumond, gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas da Casa do Cooperativismo. 

Ainda de acordo com Drumond, o correto preenchimento do CAR é indispensável para que as cooperativas e seus cooperados acessem mercados sustentáveis. “Precisamos encontrar maneiras de trazer maior celeridade ao processo de validação do CAR para garantir que o pequeno produtor não seja prejudicado por questões burocráticas. Acreditamos que, com articulação e apoio técnico, podemos avançar significativamente nessa questão”, conclui.

 

Fortalecimento do coop

Para o Sistema Ocemg, a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta essencial para o fortalecimento das cooperativas e de seus cooperados. Além de atender às exigências legais, ela abre portas para novos mercados que demandam práticas sustentáveis e incentiva práticas mais sustentáveis no campo, além de viabilizar condições mais vantajosas de crédito rural. “Com informações detalhadas sobre as propriedades, também é possível melhorar a gestão ambiental, identificar áreas de preservação e liderar iniciativas de recuperação ambiental, fortalecendo o papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável”.

 

Apoio do Sistema Ocemg 

A regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) exige suporte técnico e mobilização conjunta para que os produtores rurais possam atender às normas ambientais e acessar mercados que valorizam a sustentabilidade. Reconhecendo esse desafio, o Sistema Ocemg tem atuado em parceria com outras entidades para facilitar o processo de adequação cadastral dos cooperados.

Uma das principais ações desenvolvidas foi o projeto piloto de regularização ambiental, fruto da parceria entre o Sistema OCB, o Sistema Ocemg, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) – Noroeste. Vitória, detalha como o projeto foi estruturado e os resultados obtidos. “O projeto piloto foi essencial para apoiar os produtores cooperados no preenchimento e validação do CAR. Com a colaboração de consultores especializados, a Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu (Coopervap), em Paracatu, e a Cooperativa Agropecuária Unaí (Capul), em Unaí, receberam suporte técnico e esclareceram as etapas necessárias para a regularização”, diz. “Essa mobilização mostrou que, com parcerias estratégicas, é possível garantir que mais produtores estejam em conformidade com as normas ambientais vigentes”.

 

Projeto pode ser ampliado para outras regiões

O sucesso do piloto realizado em Unaí e Paracatu abriu caminho para que a iniciativa seja replicada em outras regiões de Minas Gerais. A proposta busca ampliar o alcance do suporte técnico oferecido aos cooperados e fortalecer a adequação ambiental no estado. De acordo com o Sistema Ocemg, a expansão do projeto já está em planejamento e novas regiões podem ser beneficiadas em breve. 

Drumond, comenta sobre a possibilidade de levar a experiência a outros municípios. “O projeto-piloto mostrou resultados importantes e reforçou o impacto de parcerias estratégicas na regularização do CAR. Já existe uma nova ação em estudo para a região de Guaxupé, ainda sem data definida”, conta. “Além disso, estamos avaliando outras regiões para dar continuidade a essa mobilização, que tem o potencial de transformar a relação das cooperativas com a sustentabilidade”, conclui.

 

Confira também a matéria:

Parceria impulsiona conformidade ambiental de cooperativas no CAR

 

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg