No dia 19 de abril, o Sistema Ocemg realizou um trabalho de articulação, por meio de visitas e diálogo com os membros dos gabinetes dos três senadores eleitos por Minas Gerais: Rodrigo Pacheco, Carlos Viana e Cleitinho Azevedo. O foco das reuniões foi estreitar as relações com os parlamentares, convidá-los para integrarem a Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso (Frencoop Nacional) e apresentar as estratégias de fortalecimento e desenvolvimento cooperativismo junto aos três poderes, para que o setor tenha oportunidade de apresentar suas pautas.
De acordo com o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, o resultado concreto e imediato dessas visitas é que, nos próximos dias, o Senador Cleitinho Azevedo deve assinar sua adesão à Frencoop Nacional.
Vale destacar a importância de Minas na composição da Frente Parlamentar do setor em âmbito nacional. Até o presente momento, 312 parlamentares federais integram a Frencoop, sendo 29 deles mineiros, ou seja, quase 10% do total. “E nosso foco é conseguir ampliar, ainda mais, este número por meio do trabalho firme e constante de representação governamental que vimos estruturando ao longo dos anos. É de suma importância que os legisladores nos âmbitos nacional, estadual e municipal estejam cientes da potência econômica e social que são as cooperativas”, destaca Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. A adesão do parlamentar junto à Frencoop pode ser feita a qualquer momento, portanto ainda tende a aumentar ao longo deste ano.