Imagem - Ocemg
Notícias

Relatório de Sustentabilidade detalha ações do Sistema Ocemg

18/07/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Desenvolvimento sustentável é um assunto prioritário do Sistema Ocemg e das cooperativas mineiras, tanto que ganhou um estudo totalmente dedicado a especificar as ações, os programas e as iniciativas de entidade realizadas com esse foco – o Relatório de Sustentabilidade.

Divulgado durante o evento de lançamento do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, no dia 11 de julho, o Sistema Ocemg apresentou, no inédito relatório, todos os projetos e ações que comprovam o compromisso da entidade em alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Unidade Estadual foi a primeira a assinar o Pacto Global da ONU, em 2018. Hoje, é a primeira unidade de representação do cooperativismo em todo o Brasil a publicar um relatório seguindo as normas do Global Reporting Initiative (GRI), organização independente internacional que desenvolve e promove diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade empresarial, estabelecendo o caminho para que as organizações relatem seu desempenho em relação às questões econômicas, sociais e ambientais.

Segundo explica a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andrea Sayar, o relatório é o primeiro a ser elaborado e lançado dentre todas as Unidades Estaduais do Sistema OCB, e contou com a participação de toda a equipe da entidade.

“Quando uma organização se propõe a desenvolver suas atividades de forma coerente com premissas de sustentabilidade, todas as suas áreas e pessoas precisam conhecer e estar engajadas com suas premissas e boas práticas. Dessa forma, para que o relatório saísse da esfera dos sonhos e passasse a ser uma realidade, foi natural a formação de um grupo composto por representantes das diversas gerências que compõem a entidade. O Comitê de Sustentabilidade do Sistema Ocemg foi, então, formado pela Superintendência, pela Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável (Gedes), que capitaneou todos os processos e articulações necessárias com as partes interessadas e representantes das Gerências Geral, a Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas (Gedem) e a Gerência de Pessoas (Gepes)”, explicou.

Cada área teve seu papel nesse processo de construção coletiva. O processo de elaboração do material final, incluindo revisão de textos e identidade, contou ainda com a colaboração das áreas jurídica e de comunicação institucional.

Andrea complementa que “o processo de construção do Relatório de Sustentabilidade é muito mais que o apanhado de um conjunto de informações. Um relatório como esse, pautado em um dos mais renomados e reconhecidos modelos do mundo, o GRI, traz para o Sistema Ocemg reflexões relevantes sobre seu posicionamento estratégico, seus programas, sua atuação e a forma como se relaciona internamente com seus colaboradores, com suas cooperativas, com as outras instituições públicas e privadas e com a sociedade. Propicia uma análise aprofundada sobre o seu papel enquanto agente promotor do desenvolvimento das cooperativas mineiras e do Estado de Minas Gerais. É sobre seu legado, que é construído diuturnamente”.

Clique aqui e acesse o Relatório de Sustentabilidade na íntegra.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg