Três entidades destacaram, no início deste mês, a relevância do Sistema Ocemg no desenvolvimento econômico mineiro
O Sistema Ocemg iniciou o mês de agosto sendo reconhecido por diferentes setores da economia. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando) homenagearam a entidade por meio do seu presidente, Ronaldo Scucato.
“Mais importante do que a homenagem em si, é entender o motivo de estarmos recebendo essas honrarias”, ponderou Scucato. “O Sistema Ocemg tem realizado um trabalho importante de fortalecimento do cooperativismo mineiro, nos seus diferentes ramos. Estamos sempre a postos para defender as pautas e os interesses das nossas cooperativas. Além disso, temos o melhor programa do país com foco na capacitação de líderes e gestores cooperativistas. Todas essas homenagens são a consequência do nosso compromisso com o coop.”
Confira, a seguir, um resumo das homenagens:
PARCERIA COM O AGRO
A Epamig completou, no dia 6 de agosto, meio século de dedicação ao desenvolvimento agropecuário do Estado. Para comemorar a data, a organização celebrou não apenas sua trajetória, como também aproveitou a ocasião para homenagear entidades e parceiros fundamentais para o desenvolvimento e sucesso de suas atividades e projetos. Dentre elas, o Sistema Ocemg cuja colaboração tem sido essencial para o avanço das práticas agropecuárias e cooperativistas no Estado.
O presidente da Casa do Cooperativismo Mineiro, Ronaldo Scucato, recebeu uma placa de honra ao mérito das mãos da presidente da Epamig, Nilda Soares. “O Sistema Ocemg é uma das forças do agronegócio mineiro, apoiando produtores por meio de suas inúmeras ações de cooperativismo que se traduzem em união e força das iniciativas agro do nosso Estado”, assinalou a executiva.
Colaboradores, ex-colaboradores e aposentados da instituição também foram lembrados, assim como o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, um importante cooperativista que recebeu um tributo póstumo. Ele foi o idealizador do Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (PIPAEMG), marco inicial da criação da Epamig.
O evento contou, ainda, com a presença do vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus, e de diversos representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Também estiveram presentes representantes de universidades, cooperativas e instituições ligadas ao agronegócio.
RECONHECIMENTO DO RAMO CRÉDITO
No mesmo dia 7 de agosto, durante o 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito (Concred), ocorrido em Belo Horizonte, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) reconheceu a importância de Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, para o desenvolvimento do cooperativismo em Minas Gerais e em todo o Brasil. Ele — que foi o primeiro presidente da Confederação — recebeu uma condecoração entregue pelo atual presidente da Confebras, Moacir Krambeck.
“Com tradição cooperativista, Minas Gerais tem grandes líderes do nosso movimento”, pontuou Moacir Krambeck ao entregar a placa a Ronaldo Scucato.
Além de Scucato, outras personalidades foram agraciadas pela Confebras por suas contribuições para o cooperativismo financeiro. Entre elas, Harold Paquete Espínola Filho, do Banco Central do Brasil, e o próprio presidente da Confebras, Moacir Krambeck, que foi surpreendido ao também receber a distinção durante o evento.
HOMENAGEM PELO APOIO AOS LÁCTEOS
Durante a Girolando Fest 2024, que ocorreu em Belo Horizonte, no dia 8 de agosto, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando) também prestou homenagem ao Sistema Ocemg por sua contribuição em prol da pecuária leiteira. O evento, que premiou os melhores criadores e expositores da raça Girolando, destacou a parceria entre o Sistema Ocemg e a Girolando, especialmente pelo apoio à Megaleite – maior exposição de pecuária leiteira da América Letina, realizada em junho deste ano.
Ronaldo Scucato recebeu as honrarias em nome da organização pelos representantes da associação, presidente Domício Arruda, vice-presidente Luiz Fernando Reis e o diretor Alexandre Lacerda.
Outras entidades também foram homenageadas durante a comemoração, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemg), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e empresas do agro.
A solenidade contou com a presença de criadores da raça e parlamentares como o deputado federal Rafael Simões e o deputado estadual Maurício Lemes de Carvalho. Estiveram também presentes o vice-presidente de Finanças da Faemg, Renato Laguardia, o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, Caio César Coimbra, e o presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto.
A potência do cooperativismo mineiro
As sucessivas homenagens recebidas pelo Sistema Ocemg, no início deste mês, refletem o reconhecimento pela sua atuação ao fomentar a expansão das 785 coops mineiras que reúnem 3,2 milhões de cooperados. Juntas, somente em 2023, elas movimentaram R$ 129,7 bilhões, representando 12,6% da economia estadual. Esse crescimento econômico é ainda mais notável ao se comparar com os últimos quatro anos, período em que as cooperativas dobraram sua movimentação econômica, demonstrando a relevância do Sistema Ocemg ao atuar diretamente no crescimento desses números.
Para o presidente Ronaldo Scucato, o reconhecimento traz consigo a responsabilidade de se comprometer ainda mais com os resultados. “O importante não é receber as homenagens, mas, sim, como disse Aristóteles, merecê-las. Por isso, quando as recebo, tanto em meu nome como também institucionalmente, faço questão de me comprometer e honrar indefinidamente a homenagem recebida”, afirmou o presidente.