A primeira ação resultada da parceria entre Sistema Ocemg e Universidade Fumec, firmada este mês, foi uma aula magna, realizada no último dia 7 de outubro, no canal do Youtube da instituição de ensino.
A partir da apresentação do tema Cooperativismo: Instrumento de Geração de Trabalho e Renda, a webinar somou cerca de 150 acessos simultâneos e contou com a participação do reitor da Universidade Fumec, Fernando Nogueira e do vice-presidente do Sistema Ocemg e presidente da Unimed-BH, Samuel Flam. E para ministrar a palestra, o convidado foi o assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela.
Por ocasião da abertura do encontro, Flam comentou que “muitas vezes as pessoas não conhecem o cooperativismo e as cooperativas, apesar de estarem lidando com elas o tempo todo no seu dia a dia”. Ele ainda exemplificou a relevância destes empreendimentos no cotidiano da sociedade, como no fornecimento de alimentos, transporte, serviços de saúde, entre tantos outros. O dirigente complementou sua fala frisando que a função do Sistema Ocemg é congregar os vários ramos cooperativistas e promover a intercooperação entre eles, sem deixar de lado os valores e princípios que regem o modelo econômico.
O reitor da Fumec ressaltou que “é uma satisfação tratar sobre um tema tão rico e tão importante e, ao mesmo tempo, tão pouco explorado pelas instituições de ensino”. Nogueira falou também sobre a particularidade do cooperativismo para responder as três questões fundamentais da economia: o que produzir, como produzir e como distribuir: “Todas as sociedades devem apresentar respostas a estas indagações”, frisou Nogueira, explicando sobre a organização econômica de cada nação, com foco no capitalismo (o sistema prevalecente no mundo) e no liberalismo (ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas). Diferente do setor cooperativista que, segundo o reitor, responde as questões fundamentais da economia levando em consideração a responsabilidade social, ambiental e a solidariedade: “Ou seja, o cooperativismo produz e distribui riquezas refutando a ideia de que as pessoas são motivadas por um comportamento individual, aquisitivo e maximizador”.
Palestra
Com foco em contextualizar a abrangência e relevância do setor cooperativista, bem como o trabalho realizado pelo Sistema Ocemg para dar base para o desenvolvimento das cooperativas do Estado, o assessor institucional Geraldo Magela fez uma explanação para os participantes.
Na ocasião, ele apresentou a história do cooperativismo no mundo e no Brasil, as bases legais, a representação cooperativista no país e em Minas, os ramos de atuação e, para exemplificar, falou sobre algumas das principais cooperativas atuantes no Estado.
“O momento é muito oportuno para que tenhamos uma atenção especial da opção que o cooperativismo nos traz de ser um caminho seguro e um instrumento efetivo para o desenvolvimento sustentável não só para o brasil como para a humanidade, em um momento de tantas incertezas”, finalizou Magela.
Para assistir todo o conteúdo do evento virtual, basta clicar aqui.